As alunas Isabela Sebben e Maria Carolina Gama, formadas no Band em 2013, ganharam a etapa regional sudeste da Competição Brasileira de Arbitragem. Ambas foram com a equipe da FGV (Fundação Getúlio Vargas), onde estudam Direito. Elas também tiveram o apoio do Band para participar do campeonato.
Na competição, os participantes simulam situações de arbitragem, que consiste em uma prática alternativa ao Poder Judiciário para solucionar problemas. Neste sistema, as partes estabelecem um acordo simples ou um contrato que utilizam do juízo arbitral para resolver questões sem que elas precisem passar pelo Judiciário. É basicamente uma justiça privada, que vale da mesma forma que a convencional.
Para vencer a etapa do sudeste, a equipe da FGV teve que passar por uma fase classificatória, na qual enfrentaram a Universidade Presbiteriana Mackenzie e a Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). Dentre as 12 faculdades participantes, 4 foram selecionadas. Eles então participaram da semifinal contra a Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP) e da final contra a FGV Direito do Rio de Janeiro.
A etapa regional sudeste foi o primeiro précampeonato que eles participaram na edição da Competição Brasileira. A equipe ainda fará parte da etapa regional sul, em Porto Alegre no final de setembro. Depois dessas fases, ainda acontecerá a etapa nacional, realizada em São Paulo no mês de outubro.
Para documentar a experiência das alunas tanto na etapa sudeste, quanto nas próximas que se seguirão, Isabela e Maria Carolina vão escrever um blog, que pode ser conferido aqui.