Digite o que deseja buscar no campo acima e clique na lupa para encontrar
12 resultados encontrados para "termo buscado”
27/08/2015

Novidades na cobertura do InterBand

Novidades na cobertura do InterBand

Publicado em 27/08/2015 09:21

Por: Alexia Finkelstein
Não é nenhum segredo que nossa geração valoriza muito se informar a partir de imagens e vídeos. Foi com isso em mente que a equipe do InterBand decidiu alterar radicalmente a forma da cobertura jornalística para a edição de 2015.
No mês de Julho, o professor Paulo Godoi foi para um acampamento de esportes nos Estados Unidos. Lá, entrou em contato e testou o Periscope, um aplicativo de uso simples, no qual os jogos podem ser filmados e transmitidos em tempo real, ao passo que quem assiste pode comentar sobre as partidas. “No domingo, logo no primeiro jogo, às 8:30, tinham umas 60 pessoas acompanhando a partida de xadrez, o que dá uma ideia bem legal de como está indo bem essa inovação”, conta a professora Daniela Godoi. É incrível ver que cada jogo tem uma audiência online de cerca de 120 pessoas. Tudo que os professores precisam fazer é filmar – muitas vezes do próprio celular – os jogos. Ao contrário do que pode parecer, isso não prejudica o monitoramento que os professores fazem das partidas de forma alguma. Na verdade, como cada jogo já conta com cerca de 3 professores, o responsável por observar a partida acaba por filmá-las, sem prejudicar a sua função original.
Mas, para ter uma análise completa sobre o que realmente mudou é necessário levar em consideração todas as novidades trazidas pela equipe de jornalismo desse ano, formada por alunos do Open City e Idade Mídia. O time de repórteres optou por deixar de relatar os placares diversas vezes durante o dia – antes, eram cerca de 15 publicações diárias que geravam o engajamento de no máximo 40 pessoas por post. No lugar, passaram a apostar em duas postagens diárias: a tabela com todos os resultados dos jogos, e um vídeo de retrospectiva, que reúne momentos disputados de todas as partidas do dia. Pessoalmente, como jornalista do InterBand pela segunda vez, acho que assim a cobertura fica muito mais dinâmica e interessante. Os números comprovam: cada vídeo tem mais de 150 vizualizações e os posts das tabelas têm um alcance que varia entre 60 e 120 pessoas. O InterBand está se adaptando às novas demandas da audiência e passa a ter um conteúdo mais visual do que escrito. Estamos tentando oferecer isso às pessoas.
Screen Shot 2015-08-27 at 9.19.28 AM
Além disso, estamos usando novas redes. Foi sem ter algo específico em mente que a aluna Natalia Duarte, do Idade Mídia, veio com a ideia de criar um Snapchat (um aplicativo no qual compartilham-se fotos e vídeos de no máximo 10 segundos) como nova forma de cobertura: “Quando começamos a discutir sobre a cobertura do InterBand nos nossos encontros, o Snap estava com um monte de histórias internacionais sobre eventos de esporte. Veio a ideia de criar um evento para o InterBand. Então, adaptamos a ideia para algo mais simples. Vale lembrar que, atualmente, essa é a rede mais acessível”, contou Natalia. Tão acessível que as fotos e vídeos compartilhados são vistos por quase 150 pessoas diariamente. Cada detalhe foi pensado. A repórter Sabrina Vicente logo criou uma primeira versão de cartaz para divulgar o Snap. Sentimos que as páginas do Facebook e do Twitter estavam muito carregadas e isso estava atrapalhando o engajamento de seus seguidores. “Ficou muito mais legal ver a tabela no final dos dias ao invés de tentar seguir tudo que vocês iam compartilhando”, elogia a professora Daniela.
snap
Sem dúvidas, a página ficou muito mais interessante e agradável de seguir. Agora, com um conteúdo mais dinâmico e interativo, mais pessoas estão se envolvendo com os posts, lendo mais sobre as reportagens e acompanhando os jogos e novidades.

Temas relacionados
Notícias

Mais sobre Blog_InterBand

06/08/2018

Começou o InterBand 2018

#InterBand, #Resultados online, 05/09/2017

InterBand 2017: Resultados

#interband; loband; esporte; competição, 01/08/2017

InterBand 2017: tudo o que você precisa saber