Lidar com a pressão do vestibular pode ser difícil, especialmente para quem deseja cursar Medicina. Pensando nisso, o Band recebeu Ângelo Brandini, Coordenador de criações artísticas do Doutores da Alegria e José Bueno, mestre de Aikido, para trabalhar com o equilíbrio emocional dos estudantes.
A biblioteca foi transformada em um ambiente decontraído, com pufes e espaço para os alunos sentarem no chão. A abertura ficou para o Coordenador de Química e professor do curso de Aprofundamento para o vestibular de Medicina, Ricardo Almeida, e para o Coordenador do Departamento Cultural, Ricardo Aguirre.
Os estudantes também assistiram a um video do corredor Usain Bolt para inspirá-los. “No nível dele, todos os competidores são de alto rendimento e milésimos de segundo fazem a diferença. O vestibular de Medicina é assim, é importante olhar ao redor e saber que existem diversas saídas. O horizonte a frente é amplo”, afirmou Aguirre.
Depois, os alunos tiveram que escrever em um cavalete as palavras que vinham à cabeça ao pensar em vestibular. “Medo”, “Pressão”, “Pânico”, se destacaram neste momento. Foi então que o Doutor da Alegria começou a conversa com eles. Ângelo contou sobre o olhar do palhaço para dar um novo significado a objetos do cotidiano. Por exemplo, no hospital, uma seringa pode ser usada como instrumento musical para levar diversão para as crianças.
Já mais relaxados e descontraídos, os estudantes ouviram a fala de José Bueno. Ele explicou um pouco sobre como os desafios como o vestibular podem ser encarados como um ponte para um objetivo maior. O mestre também fez uma demonstração da arte marcial que tem como base o equilíbrio e a harmonia.
Ao final, quando perguntados quais palavras vem à tona ao pensar em vestibular, os alunos responderam “Oportunidade”, “Futuro”, “Confiança”. “ Depois da atividade, eles começam a ter uma visão mais otimista. Enfrentar o vestibular é difícil? É. Mas existem armas para ajudá-los no processo”, declarou o coordenador de Química Ricardo Almeida.
Para a galeria de imagens, clique aqui.