O coordenador de Matemática, Carlos Oliveira, realizou uma aula para participantes do Matemática em Movimento. O projeto ajuda estudantes da rede pública na aprendizagem dessa disciplina.
O convite veio do aluno formado em 2009, Caio Joppert. Graduado em Engenharia Química na POLI (Escola Politécnica da USP) em 2013, e atual coordenador pedagógico do “Matemática em Movimento”, o estudante viu a oportunidade de trocar conhecimento e experiências com Oliveira após ler seu texto “Professor, como eu ia pensar nisso?”, no Blog do Band no Estadão.
A proposta de Caio foi formular uma atividade para os voluntários do projeto para que esses melhorassem a abordagem com os alunos no sentido de aprimorar a autoestima e confiança deles. “Pediram que eu passasse um pouco da minha experiência; queriam saber como dar uma boa aula e como motivar os estudantes”, contou o coordenador.
A aula de Oliveira foi dividida em três partes. Na primeira, foi abordada a elaboração de um tópico, a escolha de exemplos, e como apresentar um novo conteúdo. Já na segunda, o professor trabalhou algumas técnicas e “truques” usados por ele em sala, como a utilização de imagens que resumem teoremas longos, métodos de fazer perguntas aos alunos e como motivar estudantes. Por fim, ele concluiu que “não há um fim”, para preparar uma aula é necessário constante aprimoramento, estudo, leitura e resolução de exercícios.
“Foi uma troca de experiências muito boa, na opinião unânime dos voluntários que participaram: foi extremamente enriquecedor e certamente aprimorará muito nossa abordagem pedagógica”, declarou Caio. “Hoje em dia, acho ótimo que possamos manter um relacionamento de iguais, trocando experiências profissionais e pessoais. A conclusão que eu chego é que os professores do Band têm muito mais a nos ensinar, mesmo anos após sairmos das salas de tijolinhos”, completou.
Notícias