Na última semana, a recepção do Colégio foi contemplada por uma tabela periódica artística produzida pelos alunos do 9.o ano. A instalação faz parte de uma atividade promovida pela equipe de Ciências composta pelos professores Elizabeth Pontes, Marta Rabello, Renato Villar e Wanderiza Lucas.
Divididos em grupos, os estudantes tiveram a tarefa de representar um elemento da tabela em uma das formas de como ele é encontrado em nosso cotidiano. Por exemplo, o elemento carbono foi representado por um diamante. Cada sala ficou responsável por cerca de 15 elementos, separados pelos grupos da tabela. “Além de pesquisar sobre os componentes, eles também desenvolvem a habilidade de representar o que eles acham mais relevante”, declarou Renato Villar.
A inspiração para a atividade veio da criação do artista S. Kate Hutchison, chamada “The PeriodicTable Printmaking Project”. A obra reuniu diversos artistas para criar uma tabela periódica com uma representação diferente de cada elemento. Na versão bandeirantina, os alunos eram livres para utilizar a criatividade e representar o elemento da forma que queriam.
Além das telas pintadas, os alunos também escreveram poesias baseadas em cada elemento, desde os mais conhecidos, como o sódio até o zircôncio. A ideia é publicá-los em forma de ebook até o final do ano. “Foi interessante porque muitos dos textos falam das propriedades dos elementos, que faz parte do conteúdo trabalhado em sala de aula”, finalizou Renato.