Maurício Fernandes, formado em 1992, está organizando financiamento coletivo para publicar o livro infantil chamado Afonso e a cabeça do Robô Gigante. A história trata de um menino que ajuda um robô a salvar um planeta.
A ideia surgiu a partir de filhos de amigos e de seus sobrinhos. Observando-os, Maurício percebeu que as crianças hoje em dia tem contato com assuntos mais complexos do que quando ele era pequeno. Além disso, ele viu que games e filmes abordam muitos temas de ficção científica e fantasia, enquanto livros, em sua maioria, seguem um padrão muito mais voltado ao conteúdo pedagógico sem dar o devido valor ao entretenimento.
“Não que a didática deva ser deixado de lado, mas a melhor forma de aprender algo é se divertindo no processo”, declarou o escritor. “O livro que escrevi parte de uma premissa: dialogar tanto com as crianças que já têm vontade de ler quanto com aquelas que veem a leitura como uma atividade enfadonha, usando assuntos e tipos de personagens com os quais os pequenos já têm afinidade, para atraí-los”, acrescentou.
Como roteirista, Maurício conta que o processo de produção do livro não apresentou maiores dificuldades. Seu desafio principal foi elaborá-lo inteiramente por meio de rimas, para proporcionar maior diversão para as crianças na hora da leitura. “Muitas crianças ficam curiosas ao se depararem com os versos rimados pois estes não representam o modo coloquial de se falar”, afirmou. Além disso, o autor se preocupou em adicionar palavras de dificuldade fácil, média e difícil para acostumar as crianças a palavras diferentes, sem tornar o livro difícil demais.
Para obter mais informações e apoiar o projeto entre aqui. Maurício também escreve um blog sobre roteiros e roteiristas que pode ser acessado clicando aqui.