Alunos dos 8.os e 9.os anos, além dos da 1a série, ministraram oficina com uso de um drone para estudantes do 6.o e 7.o anos.
Eles montaram quatro estações de aprendizado para discutir diferentes assuntos sobre o veículo aéreo não tripulado. Os professores Tiago Eugênio e Jéssica Morais, de Ciências, acompanharam a ação.
Durante a atividade, os alunos mentores conversaram com os aprendizes sobre o uso de drones na agricultura, em manifestações, na espionagem e na execução de serviços. Como dividiram o espaço do Hub em estações, enquanto alguns aprendiam sobre problemas sociais criados pelos drones, outros utilizavam o programa Chorme Build para modelar virtualmente os próprios drones.
Além disso, os alunos também aprenderam a manipular um drone via tablet e, por fim, fizeram uma “tempestade de ideias” sobre os aspectos positivos e negativos do drone na sociedade. Ao final, os estudantes e professores conversaram para comentar o que precisava melhorar, o que deu certo e o que deu errado na atividade.
“O desafio ali foi não interferir e aprender apenas observando. Foi segurar nossa pulsão organizadora e confiar no talento latente de cada ser humano. Era nítido o brilho nos olhos dos alunos que ali ensinavam e aprendiam, não apenas sobre um veículo aéreo não tripulado. Eles quiseram ir além!”, declarou Tiago Eugênio. “Solicitamos aos alunos uma única palavra que traduzisse aquela experiência, eis as mais citadas: Gratificante, Criativo, Empolgante, Único e Mágico”, completou o professor.