Os alunos do curso de Robótica (9.o ano), ministrado pelo professor da BandTec Carlos Rafael Gimenes das Neves, construíram um funicular controlado por smartphone (via Bluetooth), utilizando de peças de lego e outros materiais.
O objetivo foi proporcionar a compreensão da Física envolvida em um plano inclinado e também da transmissão de dados via “Bluetooth”.
Divididos em grupos, os cerca de 20 estudantes do projeto se reuniram na sala E1, onde ocorrem os encontros, para montar o “funicular”. Os alunos ficaram livres para utilizar ferramentas, tinta, cola, papelão e, claro, peças de lego, incentivando não só as habilidades manuais e lógicas, mas também a criatividade de cada equipe.
“O interessante é ver que alguns grupos fazem um projeto mais artístico, outros mais exatos. Cada um descobre o seu talento, esse é o forte da oficina: dar esse tipo de liberdade para eles”, declarou o diretor, Sérgio Américo Boggio.
Além disso, a atividade visa que eles aprendam a planejar, exercitem a tentativa e erro, a colaboração e a perseverança.
A ideia é de não ignorar o erro, mas estimular o estudante a considerá-lo como parte do aprendizado. “Diferente do laboratório, que você tem algo a ser testado e cumprido e normalmente, você espera que você dê certo, na oficina você pode refazer, pode dar errado ou você pode mudar a ideia”, acrescentou Boggio.
Notícias