Restaurar um prédio no centro para que vire um pólo de arte e cultura no coração de São Paulo. Foi essa a ideia da marca de energéticos Red Bull ao comprar um edifício da década de 20 situado na Praça da Bandeira, antes ocupado pela companhia de energia Light. O resultado foi o nascimento da Red Bull Station, centro cultural que funciona desde 2013.
“Enquanto algumas marcas apostam em propagandas na televisão, a Red Bull tem sua comunicação muito baseada na criação de experiências e espaços como este”, explicou a coordenadora de projetos Daniela Szwarc para a turma de alunos do Open City que visitou o prédio nesta quarta-feira (06).
No Red Bull Station, os estudantes, que têm se inspirado por meio de conversas com diversos empreendedores e criadores, puderam observar a aplicação de conceitos sobre os quais já haviam escutado. Um exemplo é a colaboração. A Red Bull Station, que é completamente gratuita, oferece ateliês para artistas selecionados de diversas áreas desenvolverem as suas obras durante 4 meses. Ao final do período, suas criações compõem uma exposição compartilhada que pode ser visitada durante pouco mais de um mês.
O espaço conta ainda com estúdios para a gravação de músicas, uma biblioteca que disponibiliza livros doados, um café, uma laje com vista para o Anhangabaú e um auditório onde são exibidos filmes, peças e outros espetáculos. Tudo isso em um ambiente com internet aberta e gratuita para quem quiser usar o espaço para encontros ou reuniões.
O Open City estimula os alunos a desenvolveram inovações que melhorem suas comunidades. Nesta fase do projetos, eles recebem empreendedores e realizam visitas para a inspiração de um projeto próprio.