Iniciativa dos coordenadores Bete Rosa (Laboratório de Química), Therezinha Digiulio (Orientação Educacional), Juvenal Schalch (Biologia) e Roberto Nasser (História e Orientação Profissional) e do Sub Coordenador Carlos Alberto De Simone (Educação Física) propõe uma organização de estudos personalizada para alunos da 3.a série. O objetivo é prepará-los para um melhor ano letivo e para o exame vestibular.
Realizado há 5 anos no Colégio, o projeto consiste na elaboração de um cronograma de estudos baseado nas atividades específicas e nas preferências de cada aluno. “O grupo foi criado para ajudar os alunos que acompanham bem o Bandeirantes mas têm dificuldade de organização nos estudos”, explicou Bete Rosa.
O estudante preenche uma grade horária com todas as atividades realizadas, incluindo aulas do currículo escolar, cursos extras e compromissos fixos durante a semana, assim, o tempo para o estudo é colocado de acordo com a disponibilidade do aluno. A quantidade de horas dedicada a cada disciplina tem como base o vestibular que cada um pretende prestar e as dificuldades com determinada matéria.
Também, o modo como o cronograma é montado permite flexibilidade caso algum imprevisto ocorra durante a semana. Além disso, é dada a devida importância para o tempo de descanso do aluno, para que o horário de estudo seja o mais produtivo possível. “Nós nos baseamos em uma pesquisa sobre o tempo de concentração do estudante, que prova que após 50 minutos o cérebro vai perdendo a atenção. Por isso, fazemos um máximo de 2 horas para uma disciplina”, completou a coordenadora de Laboratório de Química.
“Ter esse acompanhamento durante o meu terceiro ano me ajudou muito. Eu tinha uma carga muito grande conteúdo para estudar e apostilas para completar. Traçar metas semanais me ajudou muito a querer me superar e alcançar os meus objetivos”, declarou Juliana Reimberg, que participou do programa no ano passado.