Em meio a semana de provas, alunos da 1.a e 2.a séries organizaram encontros para revisar o conteúdo de Química e Matemática. As reuniões ocorreram em sala de aula e no HUB, onde os estudantes resolveram exercícios em grupo e tiraram dúvidas.
A iniciativa partiu dos alunos Adriely Costa, Aline Suruhashi, Ana Carolina Haddad, Beatriz Hachul e Diego Zancanelli, que contatou as professoras Beth Pontes e Cristiana Mattos para organizar um plantão de dúvida para alunos com dificuldade em Química. “Esta atitude foi louvável, pois toda organização e divulgação da aula foi realizada pelos próprios alunos. No dia da aula, o HUB estava lotado, com alunos até sentados no chão”, declarou o Coordenador de Química, Ricardo Almeida.
“A ideia surgiu porque percebemos que, muitas vezes, os alunos acabam descobrindo as suas dúvidas perto da época de provas, quando os plantões não funcionam mais”, contou Diego. “Por isso, pensamos em realizar uma revisão a fim de tirar essas dúvidas e reforçar o conteúdo aprendido durante o bimestre de maneira clara, rápida e sintética”, concluiu.
Incentivado pela atitude dos alunos, o estudante Lucca Blois, da 2.a série, decidiu organizar uma reunião com os colegas do seu ano. “Eu resolvi exercícios na lousa do HUB e fui respondendo às perguntas deles”, explicou. Ele ainda contou que foi de grande ajuda para ele mesmo, já que para montar a aula, ele teve que refazer as questões trabalhadas em sala.
“Acho que esta atividade é inovadora e vai de encontro com o que buscamos sempre, que é a autonomia do aluno e o professor como orientador do processo”, relatou Almeida. Além disso, a iniciativa também foi realizada por estudantes para a disciplina de Matemática, com a orientação do professor Rogério Chaparin. Denominadas de ARPA (Aulas de Revisões Para Alunos), o plano é expandir o projeto para todas as disciplinas e outras séries.
Notícias