Paula Un Mi Kim, formada em 2000, foi a primeira brasileira selecionada para o atelier do Festival de Cannes, pelo roteiro de Diário de Viagem. O filme será seu primeiro longa metragem; a produção será feita por Diana Almeida (“Hoje eu quero voltar sozinho”).
Graduada em Audiovisual na Escola de Comunicação e Artes da USP, e mestra em direção de filmes na Coréia do Sul, Paula conta que a ideia para o longa surgiu ainda quando estava na faculdade, cursando a disciplina de roteiro. “Eu levei esse programa de aulas bem a sério, fiz uma pastinha, guardei tudo”, relatou.
Cinco anos e um mestrado depois, ela decidiu levar os projetos pessoais a diante e escreveu o argumento de “Diário de Viagem” (“Butterfly Diaries”) e o enviou para editais nacionais e internacionais. Após um ano, ela ganhou um prêmio de Copatrocínio ao desenvolvimento de projeto de filmes de longa metragem de ficção da Secretaria Municipal de cultura. Com isso, conseguiu ficar por oito meses estruturando a narrativa até chegar a primeira versão do filme.
Sobre as suas expectativas para o Festival de Cannes, Paula afirmou: “Eu e a produtora executiva Diana Almeida queremos encontrar parceiros europeus, pensando não apenas em coprodução mas também em distribuição, que é uma coisa que pode ajudar bem o financiamento do filme”. E ainda completou: “Para quem trabalha na área, não poderia estar em lugar melhor nessa fase”.
Em relação ao papel do Band na sua conquista, a aluna ressaltou a mentalidade de que é preciso se esforçar para alcançar algum objetivo. “Eu acho que a formação no Band me marcou no sentido de insistir nas coisas e ter uma determinada postura em relação ao trabalho e à maneira de realizá-lo”.