Mitologia: Um guia dos mundos imaginários.
Autor: Christopher Dell
Editora: Edições Sesc
ISBN 978-85-01-071736
Mitologia: um guia dos mundos imaginários propõe uma abordagem diferente no estudo dos mitos ao considerar todas as principais tradições mitológicas lado a lado: celta, greco-romana, nórdica, budista, oriental, nativo-americana, centro e sul-americana, africana e do oriente médio. Em virtude da rica e variada interlocução que as narrativas míticas estabelecem entre si, o livro é organizado por temas e não por culturas, o que permite ao leitor fazer comparações.
Em vez de acompanhar o desenvolvimento dos mitos cronologicamente, a obra explora assuntos recorrentes conforme eles surgem mundo afora.
A Imperatriz de Ferro: a concubina que criou a China moderna.
Autor: Jung Chang
Editora: Companhia das Letras
ISBN 978-85-359-2480-0
Não há dúvidas de que a imperatriz-viúva Cixi (1835-1908) é a mulher mais importante da história chinesa. Tendo governado o país por décadas, hoje ela é considerada a principal responsável por ter conduzido o império medieval à era moderna. Aos dezesseis anos, numa seleção nacional para acompanhantes reais, Cixi foi escolhida para ser uma das várias concubinas do imperador. Quando ele morre em 1861, é o filho de cinco anos de ambos que assume o trono. Mas a imperatriz organiza um golpe contra os regentes indicados pelo marido e passa a ser a verdadeira líder da China.
A biografia Jung Chang descreve com toda vivacidade a luta de Cixi contra os enormes obstáculos que precisaram ser derrubados para transformar o império chinês. Ela foi a responsável por implantar muitos dos atributos de um estado moderno, como a indústria, ferrovias, eletricidade e novos armamentos; e mesmo por avanços como abolição de torturas milenares e o reconhecimento de certos direitos da mulheres. Baseada em documentos históricos fundamentais que só ficaram disponíveis recentemente, esta biografia veio sobre um período crucial da história da China e do Mundo. Narrado num ritmo rápido e envolvente, o livro é ao mesmo tempo um panorama do nascimento de uma nação moderna e o retrato íntimo de uma grande mulher monarca.
Guga: um brasileiro
Autor: Gustavo Kuerten
Editora: Sextante
ISBN 978-85-431-0148-4
É em junho de 1997 que Gustavo Kuerten inicia a maior virada de sua vida. O palco é Roland Garros, o torneio de tênis mais charmoso do mundo. Como personagem inicialmente coadjuvante e depois protagonista, o desconhecido cabeludo, surfista e boa-praça iria abalar as tradições do esporte refinado e entrar para a historia mundial do tênis e do esporte brasileiro. Mas sua trajetória brilhante rumo ao topo do ranking tem início muito antes, quando ainda era criança em Florianópolis, onde seria preparado pela família, pelas tragédias e por um treinador que esteve ao seu lado em todos os grandes momentos.
Em um relato absolutamente sincero, empolgante e emocionante, Guga revela através de seus sentimentos as passagens mais marcantes de sua vida. Ele descreve as memórias de sua infância e adolescência com o mesmo estilo modesto e divertido que o caracteriza como jogador.
Essa jornada sem igual, passando pelos torneios juvenis e profissionais, o tricampeonato de Roland Garros, a chegada ao topo do ranking mundial, entre outras conquistas, é contada a partir da visão única do menino que nasceu para ser campeão e cativou o coração de todos os brasileiros.
Oscar Schmidt: Conquistando o sucesso: A trajetória de Oscar Schmidt no basquete e na vida.
Autor: Oscar Schmidt
Editora: Komedi
ISBN 978-85-7582-538-9
Com uma narrativa apaixonada, Oscar Schimdt conta a trajetória de sua vida e de sua carreira de 32 anos como jogador de basquete. Oscar Daniel Bezerra Schimdt é um dos maiores colecionadores de recordes do esporte mundial. Conquistou a admiração do povo brasileiro por seu brilho defendendo a Seleção Brasileira de Basquete por 20 anos, bem como a admiração de astros da NBA, como Magic Johnson e Kobe Bryant.
Após seu afastamento das quadras, Oscar passou a transmitir sua experiência por meio de palestras, em que conta seu sucesso como jogador e como parte de uma equipe que enfrentou grandes desafios e que conquistou o respeito dos brasileiros, projetando-se internacionalmente. Seu trabalho tem sido reconhecido por empresas de todos os segmentos que já contrataram suas palestras, verdadeiras ferramentas para as mais variadas finalidades de treinamento corporativo.
Piratas no Brasil: as incríveis histórias dos ladrões dos mares que pilharam nosso litoral.
Autor: Jean Marcel C. França e Sheila Hue
Editora: Globo
ISBN 978-85-250-5827-0
Piratas no Brasil conduz o leitor a uma fascinante e pouco conhecida aventura de nossa história. O livro traz quatro acontecimentos verídicos e extraordinários do período colonial: são os ataques de piratas – ou corsários, segundo uma definição técnica mais precisa, como explicam os autores – ocorridos em diferentes pontos do litoral da antiga América Portuguesa, entre o final do século XVI e o início do século XVIII.
Todos eles dariam um excelente roteiro de cinema, no melhor estilo dos romances de capa e espada, sobre uma época em que os mares e oceanos do planetas eram infestados de ladrões e aventureiros interessados nas riquezas que fluíam do Oriente e do Novo Mundo para a Europa a bordo dos navios mercantes de Portugal e Espanha.
Educação Aberta: o avanço coletivo da educação pela tecnologia, conteúdo e conhecimento abertos.
Autor: Toru Iiyoshi e M. S. Vijay Kumar
Editora: ABED
ISBN 978-0-262-03371-8
Minha relação com o rádio, muito antes de ser jornalista, começou como ouvinte lá pelo fim dos anos de 1970. Sempre me impressionaram os relatos da conquista heroica, do drama pessoal, da tragédia familiar ou do desenvolvimento das relações humanas. As melhores reportagens que ouvi ou realizei, as mais marcantes, aquelas de que me lembro ainda hoje, são as que contam histórias e descrevem o cotidiano do cidadão.
Desde janeiro 2006, quando a rádio CBN criou o quadro “Conte sua História de São Paulo”, em homenagem aos 452 anos de fundação da capital, é comum ouvir a cobrança para que eu conte as minhas histórias da cidade. Mas, afinal, o que faço desde 2000 à frente do programa CBN São Paulo? Durante duas horas e meia, de segunda a sábado, o CBN São Paulo conta histórias da nossa cidade, muitas protagonizadas pelo ouvinte-internauta, essa figura que surgiu pouco antes da despedida do século 20, quando as máquinas de datilografia sobre as escrivaninhas foram substituídas pelos computadores nas estações de trabalho.
As ideias conservadoras: explicadas a revolucionários e reacionários.
Autor: João Pereira Coutinho
Editora: Três Estrelas
ISBN 978-85-65339-25-4
Em um país de democracia recente e marcado historicamente por ditaduras como o Brasil, o pensamento político conservador costuma ser associado ao autoritarismo e à supressão das liberdades individuais. O audacioso objetivo deste livro é desfazer esse equívoco e apresentar ao leitor as ideias conservadoras, que não se confundem com as doutrinas reacionárias.
Para o jornalista e cientista político João Pereira Coutinho, o conservadorismo é o modo de a sociedade preservar o melhor que, com base na tradição democrática, ela criou para garantir a paz, a liberdade dos cidadãos e o vigor das instituições.
Com linguagem clara e envolvente, o autor expõe o pensamento dos principais filósofos conservadores, ao mesmo tempo que tece uma reflexão política de importante significado para a atualidade. Contra radicalismos crescentes à direita e à esquerda, Coutinho defende o primado da lucidez e do equilíbrio.
Na minha pele: a vida de Samuel Grunspan, sobrevivente do holocausto.
Autor: Debi Aronis
Editora: Exlibris
ISBN 978-85-64117-06-8
Um garoto é arrancado de uma vida feliz em família pelo turbilhão da 2ª Guerra Mundial. Submetido ao trabalho escravo em campos de concentração nazistas, aprende uma profissão, consegue sobreviver e descobre no Brasil, muito longe de sua Cracóvia natal, a felicidade.
Em na minha pele, o leitor é arrastado de um lado para o outro das vastas memórias de Samuel Grunspan, dividindo com ele emoções sempre muito fortes. Mas envolvidas pela temperança de quem encontrou na fé e na vida em família o caminho da felicidade.
Em sua primeira obra adulta, Debi Aronis nos traz a história de um homem comum, que poderia ser a história de qualquer um de nós. E que por isso mesmo é tão extraordinariamente única e universal.
Relações Internacionais em Euclides da Cunha: cartas de sete léguas.
Autor: Marlene Paula M. e F. de Toledo
Editora: Nankim
ISBN 978-85-7751-075-7
O nome de Euclides da Cunha é sempre lembrado como o escritor e analista social de Os sertões – obra referencial da própria identidade brasileira. Porém, durante sua vida relativamente breve, Euclides destacou-se também como jornalista, historiador, geógrafo, engenheiro, militar e poeta. E – como vidência a seleção de sua correspondência, feita pela Profª Marlene Paula Marcondes e Ferreira de Toledo – teve uma participação ativa nas relações internacionais do Brasil à época do nosso igualmente paradigmático Barão do Rio Branco.
Cartas de sete léguas certamente será reconhecido como uma importante e oportuna contribuição – não só pelos numerosos admiradores e estudiosos da obra euclidiana, como também pela comunidade acadêmica em geral.
Academia de liderança: como desenvolver sua capacidade de liderar.
Autor: Fernando Jucá
Editora: Papirus 7 mares
ISBN 978-85-61773-25-0
Na discussão mais velha da administração – sobre se lideres nascem feitos ou são formados – nossa resposta é um duplo sim: todos nascemos capazes de ser líderes e todos podemos aperfeiçoar nossa capacidade de liderança.
Liderar é ser corresponsável pelo desempenho de outras pessoas. É influenciar comportamentos. É colaborar para que equipes alcancem seus objetivos.
A liderança não está apenas no topo das organizações. Nem mesmo apenas nas corporações. Professores lideram. Pais lideram. Sempre que eles atuam nas quatro fundamentais dimensões da liderança, discutidas aqui: engajar, ajudar a moldar o futuro e contribuir para a entrega de resultados no presente.
O objetivo deste livro é revelar a essência da liderança, o que realmente faz a diferença, aqueles conceitos e ferramentas que venceram o teste do tempo.
1942: o Brasil e sua guerra quase desconhecida.
Autor: João Barone
Editora: Nova Fronteira
ISBN 978-85-209-3394-7
João Barone, baterista do grupo Paralamas do Sucesso e aficionado por assuntos da Segunda Guerra Mundial, procura revelar e analisar a participação do Brasil no conflito que sangrou o mundo. Filho de um dos mais de 25 mil pracinhas que lutaram na Itália, Barone dirige sua pesquisa pelo passado do pai e do país para unir dados, curiosidades e histórias emocionantes de uma campanha incrível que muitas vezes o próprio brasileiro desconhece.
Design total: Calduro Martino
Autor: Celso Longo
Editora: Cosac Naify
IBSN 978-85-405-0610-7
Ao longo de seus cinquentas anos de atuação, o escritório Cauduro Martino desenvolveu centenas de identidades visuais para grandes empresas que tiveram uma presença massiva na vida dos brasileiros. O escritório Cauduro Martino foi responsável pela implementação do projeto de identidade visual do Colégio Bandeirantes. O arquiteto João Carlos Cauduro fez Band de 1952 a 1954.
Este livro analisa minuciosamente cinco projetos de escala urbana, situados na interface entre design gráfico, desenho industrial, arquitetura e urbanismo. São trabalhos seminais quanto ao método e à linguagem, que tiveram papel fundamental na construção de uma visualidade moderna para São Paulo.
60 anos: retrato do tempo
Autor: Colégio Santa Cruz
Editora: Colégio Santa Cruz
ISBN
Ao definir a publicação representativa das comemorações dos 60 anos do Colégio Santa Cruz, decidimos privilegiar os retratos do tempo, em uma homenagem que pretende olhar para diversas direções: memória coletiva, história viva, obra em processo, alegria do novo.
Para isso, contamos com um esforço de recuperação da memória iniciada com a revisão de nosso material histórico, constituído por fotografias e documentos. O extenso arquivo conta com mais de dez mil imagens – as mais antigas da chegadas dos primeiros padres da Congregação de Santa Cruz ao Brasil, em 1944 – e agora cresce e se multiplica a cada dia, com o registro constante realizado pelos nossos educadores.
Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
Autor: ABED
Editora: ABED
ISSN – 1806-1362
A Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância (RBAAD) é um jornal interativo com foco em pesquisa, desenvolvimento cientifico e prática da educação a distância.
A revista aceita e publica artigos em três idiomas – português, inglês e espanhol, de autores brasileiros ou estrangeiros. A política e a seleção de artigos são determinadas pelos objetivos editoriais da ABED e pelo grupo editorial da revista, tomando como referência a necessidade do ineditismo da obra, sua contribuição à Educação a Distância, além da originalidade do tema, a consistência e o rigor da abordagem teórica.
A república das abelhas: romance.
Autor: Rodrigo Lacerda
Editora: Companhia das Letras
ISBN 978-85-359-2352-0
Em república das abelhas, romance histórico surpreendente de Rodrigo Lacerda, é Carlos quem recria os bastidores de sua história, da história de sua família e da história do país. O narrador costura os grandes acontecimentos nacionais à vida cotidiana de seus antepassados e dele próprio, revelando os nexos lógicos, as motivações escondidas, as versões divergente e os acidentes de percurso que ligam temperamento, formação e atitude política.
Este livro sugere uma nova perspectiva sobre a história do Brasil. A partir da fina reconstrução psicológica, da relação orgânica entre personagens e acontecimentos, a narrativa transcende períodos específicos, remetendo ao fluxo mais amplo da aventura política nacional.
Conselho estadual: 50 anos de normas e políticas educacionais.
Org: Guiomar Namo de Mello
Editora: Secretaria da Educação
ISBN 978-85-7849-682-1
A presente publicação traz artigos sobre temas fundamentais para a concepção e execução de boas políticas públicas educacionais no Brasil, em especial em São Paulo, de autoria de renomados especialistas em suas áreas. Organiza-se em capítulos decorrentes das apresentações feitas durante as mesas de debate do Seminário sobre os 50 anos do CEE-SP.
Neste 50 anos de existência, tem sido relevante seu papel nos temas que integram esta publicação: formação de professores de educação básica, incluindo a atratividade da carreira docente, os desafios propostos pelo Ensino Médio hoje – verdadeiro gargalo da educação no país, o regime de colaboração entre estados e os municípios, o plano nacional e os estaduais de Educação vistos também à luz da evolução dos principais indicadores educacionais do Estado, além da expansão do ensino superior no Brasil e no mundo, e, com isso, a maior inclusão de jovens neste nível de ensino.
Banana, barro e mandioca
Autor: Mônica Montoro
Editora: Ed. do autor
O livro apresenta um relato poético sobre os habitantes do vale do Ribeiro, revelando como eles incorporaram tradições indígenas e africanas no trabalho do barro como cerâmica utilitária; e como a mandioca, cultivada pelos índios, gera receitas, quitutes e sabor para o paladar nacional.
A região – Ao sul do estado de São Paulo e a leste do Paraná, o Vale do Ribeira é composto por uma miscigenação de etnias distintas que enriquece a cultura local, abrigando portugueses, poloneses, espanhóis, alemães e japoneses.
Sem a preocupação de estabelecer um registro formal, o livro contribui para a preservação da memória e do legado desses habitantes, desde os guaranis que ainda vivem em aldeias e desenvolveram a tecnologia da farinha de mandioca e o jeito de fazer roças, aos descendentes de escravos, com suas festas e missas afro-brasileiras.
A Universidade de Coimbra
Autor: Universidade de Coimbra
Editora: Imprensa da Universidade de Coimbra
ISBN 978-85-989-26-0161-8
O Brasil é um país fascinante. A música, as paisagens, a diversidade das gentes, a alegria, a imensidão, tudo nos consegue encantar. Sem o Brasil a lusofonia seria um fenômeno “local”; com o contributo inestimável deste grande país ela é uma estrela mundial em ascensão. A Universidade de Coimbra (UC) teve uma importância decisiva na formação do Brasil. Foi em Coimbra que estudou quase toda a elite brasileira envolvida na independência do seu país. José Bonifácio de Andrade e Silva, o “patriarca da independência”, foi inclusivamente professor em Coimbra.
O mundo global em que vivemos, todas as sociedades têm de olhar para o planeta no seu conjunto e não apenas para a sua região ou país. O devir da Universidade de Coimbra está pois indelevelmente ligado ao Brasil, que recebe atualmente milhares de estudantes brasileiros.
Esta exposição é por tudo isto um dado mais no (re)encontro entre a Universidade de Coimbra e o Brasil, permitindo afinal concluir que a ligação é funda, sempre existiu e só pode ficar ainda mais forte.
Camilo Pessanha prosador e tradutor
Autor: Daniel Pires
Editora: Instituto Português do Oriente
ISBN 978-35-0135-X
Reúne-se, neste volume antológico, a atividade de Camilo Pessanha no âmbito da prosa e da tradução, empresa já materializada, de uma maneira não exaustiva, por João de Castro Osório e, mais recentemente, por Antônio Quadros. Com efeito, foi coligada toda sua produção de que há notícia.
Fica-se, assim, com uma perspectiva abrangente da obra em prosa de Camilo Pessanha, embora se deva ter em consideração que muito mais existe, nomeadamente, na Conservatória do Registro Predial e no arquivo do tribunal de Macau – mais de mil processos.
Todos os contos de Camilo Pessanha fazem parte das suas primícias literárias. Embora seja uma prosa de juventude, não deixa de ser extremamente amadurecida, pois revela já todas as potencialidades que se viram a materializar mais tarde.
O educador e a moralidade infantil: uma visão construtivista.
Autor: Telma Pileggi Vinha
Editora: Mercado de Letras
IBSN – 85-85725-61-3
Este livro apresenta os fundamentos da teoria piagetiana sobre o desenvolvimento da moralidade infantil. Os conteúdos aqui presentes ajudam o educador a tomar decisões subsidiando-as na compreensão do desenvolvimento sociomoral da criança e na construção do conhecimento.
Resultado de uma pesquisa realizada diretamente com professores, esta obra relata o conteúdo de um curso ministrado sobre o desenvolvimento da moralidade, apresenta as implicações pedagógicas decorrentes desses estudos e analisa as situações vivenciadas pelos educadores no cotidiano da escola, narrando as dificuldades comumente encontradas por eles ao trabalhar com essa questão. Sua proposta é auxiliar o educador não somente a compreender a criança com a qual está trabalhando, mas também a reformular sua atuação de modo a favorecer a conquista da autonomia infantil.
O livro traz ainda sugestões concretas de procedimentos pedagógicos, coerentes com os princípios de uma educação construtiva, que auxiliam o educador a construir um ambiente sociomoral cooperativo em sala de aula.
Teach like a Champion 2.0: 62 techniques that put students on the path to college.
Autor: Doug Lemov
Editora: Jossey-Bass
ISBN 978-35-0135-X
Teach Like a Champion 2.0 is a complete update to the international bestseller. This teaching guide is a must-have for new and experienced teachers alike. Over 700,000 teachers around the world already know how the techniques in this book turn educators into classroom champions. With ideas for everything from classroom management to inspiring student engagement, you will be able to perfect your teaching practice right away.
The first edition of Teach Like a Champion influenced thousands of educators because author Doug Lemov’s teaching strategies are simple and powerful. Now, updated techniques and tools make it even easier to put students on the path to college readiness. Here are just a few of the brand new resources available in the 2.0 edition.
4 pequenas histórias que juntas mudaram o mundo: a escrita, o papel, a gravura e a imprensa.
Autor: Fabio Mestriner
Editora: M.Books
IBSN 978-85-7680-228-0
Como a escrita, o papel e a gravura surgidos em lugares tão diferentes do mundo foram parar na prensa de Gutenberg na cidadezinha de Mainz, na Alemanha medieval? Como foi a jornada que fizeram, partindo da Mesopotâmia em 3300 antes de Cristo? Qual foi a contribuição da China? E a Rota da Seda, como entra nesta história fascinante?
Nestas quatro pequenas histórias que juntas mudaram o mundo, vamos conhecer a saga da escrita, do papel, da gravura e da imprensa e saber como elas se fundiram na prensa de Gutenberg, onde criaram a plataforma que sustentou e aponte por onde passou desde então a maior parte do conhecimento produzido pela humanidade.
Representações da fauna no Brasil séculos XVI-XX
Autor: Felipe F. V. Velden
Editora: Andrea Jakobsson Estúdio
ISBN 978-85-88742-64-2
Nos primeiros séculos de colonização na Europa e mesmo entre os colonos, a tropicalidade e o pertencimento ao Novo Mundo balizavam o imaginário sobre os seres vivos do Brasil. Essas terras desconhecidas encarnavam um espaço que escapava ao mundo mapeado até então pelos cristãos. A estranheza e dos selvagens que a habitavam gerou interpretações que oscilavam entre exaltação e condenação. Ao longa da história do Brasil, os animais partilharam com os homens, as plantas e o clima as representações dos trópicos e das Américas. Desfiando-se algumas tramas do tempo, vê-se que o novo continente logo recebeu animais que mudaram sua face e possibilitaram a colonização: bois, cavalos, jumentos e galinhas rapidamente criaram raízes. Paralelamente, muitos animais foram transplantados do novo para o Velho Mundo e a América, onde integraram coleções e gabinetes de curiosidades. O livro Representações da Fauna no Brasil, visa estudar esse trânsito e demonstrar a relação estreita que marca as representações da fauna nacional e a própria constituição da identidade da América portuguesa e do Brasil. Este projeto foi patrocinado pelo grupo BBM em 2014.
A imagem e o verbo: fotobiografia de Camilo Pessanha
Autor: Daniel Pires
Editora: Instituto Português do Oriente
IBSN 99937-0-077-
Camilo Pessanha (1867-1926) teve uma vida inteira de abandono, desistência e amargura que estão refletidos em seus versos mais marcantes. Mas, nas três décadas que viveu no Extremo Oriente, a vida irregular e o gosto pela bebida e o ópio, se o prejudicaram alguma vez, não o impediram de ascender socialmente na fechada sociedade portuguesa de Macau. E não foram poucos esses êxitos, como se pode acompanhar pela leitura de A Imagem e o Verbo: Fotobiografia de Camilo Pessanha, livro organizado com especial esmero por Daniel Pires, que não só vasculhou arquivos de Portugal como viajou a Macau para consultar a Biblioteca do Leal Senado, onde se encontra o acervo de Camilo Pessanha, e resgatar um pouco da cidade onde o poeta viveu os seus melhores anos.
O resultado é uma série de fatos desconhecidos dos seus biógrafos, que até aqui haviam insistido muito na figura de um poeta desarvorado, que morreu tuberculoso e das sequelas do vício. Em sua pesquisa, Pires foi em busca do outro lado da vida de Camilo Pessanha, mostrando que o poeta, na qualidade de jurista, teve posições determinantes no relacionamento entre portugueses, macaenses e chineses, como assinala no prefácio que escreveu para esta fotobiografia.
A literatura infantil de Monteiro Lobato: uma pedagogia para o progresso.
Autor: Rose Lee Hayden
O livro “A literatura infantil de Monteiro Lobato” é considerada uma obra importante para a inserção ao universo Lobatiano. A Ótica da autora Americana Rose Lee Hayden, contribuiu de forma significativa, entre aqueles que vasculham como “arqueólogos vorazes”, às quase 5 mil páginas de literatura infantil do mestre.
Le Patrimoine: Pourquoi, comment, jusqu’où?
Autor: Christian Hottin, Yann Potin
Editora: La documentation Française
ISSN 0419-5361
Le patrimoine est surtout affaire de choix entre conservation et destruction, entre mémoire et oubli. Il revêt ainsi de multiples formes : de la collection au musée, de la reconstruction à la restauration, de l’original à l’authentique en passant par la copie. C’est à partir d’exemples aussi divers que les tatouages samoans, le Palais du Facteur cheval, le déplacement du grand temple d’Abou-Simbel, la restauration du film : Quai des brumes, la restitution par la France de la Vénus hottentote à l’Afrique du Sud ou les temples mille fois reconstruits de Nara qu’est construit ce dossier.
Géopolitique du Moyen-Orient
Autor: Fabrice Balanche
Editora: La documentation Française
ISSN 0419-5361
Le Moyen-Orient revêt une importance géopolitique majeure. Cette région détient la moitié des réserves d’hydrocarbures mondiales, abrite les lieux saints des trois religions monothéistes et se situe au carrefour des principales routes du commerce mondial. Depuis des décennies, les tensions et les conflits s’exacerbent. De plus, des acteurs non étatiques – les groupes islamistes – sont aussi maintenant entrés en scène. Face à ces crises, quel est le rôle des grandes puissances ? L’objectif de ce dossier est de proposer une trame – historique, politique, culturelle, sociale et économique – pour comprendre cet espace complexe.
Alguns aspectos da proposta de reforma curricular de Euclides Roxo: Mestrado em educação matemática.
Autor: Paula Corradi Rabello
Editora: Pontifícia universidade Católica de São Paulo
Este trabalho discorre sobre alguns aspectos do movimento de reforma do ensino da matemática no Brasil na primeira metade do século XX. Para tanto, selecionamos como documento de análise a obra “A Matemática na Educação Secundária”, de Euclides de Medeiros Guimarães Roxo, publicada em 1937.
Potencialidades e dificuldades no uso dos tablets como ferramenta didática: o estado da arte das pesquisas.
Autor: Rosa Aluotto de Oliveira
Editora: Pontifícia universidade Católica de São Paulo
A tecnologia invadiu nossas vidas de forma intensa e ubíqua. Os equipamentos móveis – smartphones e tablets – estão chegando às salas de aula, seja de maneira informal, trazidos pelos alunos, seja de forma institucional, com o aval dos diretores das escolas. No entanto, o fato é que, apesar de especialistas afirmarem que os equipamentos móveis têm potencial significativo para transformar a aprendizagem, pais e professores não estão convencidos disso. Assim, quando se trata de incorporar as novas tecnologias no processo de ensino, parece haver uma imensa barreira a ser ultrapassada.
Práticas pedagógicas de professores de histórias dos anos finais do ensino fundamental e saberes curriculares: Mestrado em educação: Currículo
Autor: Sílvia Helena A. B. Brandão
Editora: Pontifícia universidade Católica de São Paulo
A presente dissertação refere-se às práticas pedagógicas de professores de História dos anos finais do Ensino Fundamental, com destaque para a relação destes com os saberes curriculares. O estudo investigou o modo como esses professores, a partir de suas experiências práticas, produzem saberes e refletem sobre eles. Foram sujeitos participantes dessa pesquisa, professores de História que atuam em escolas da zona leste, sul e centro-sul da cidade de São Paulo, Estado de São Paulo, e que pertencem à rede particular de ensino.