Buscando sempre mais desafios, os alunos que participam do curso de preparação para Olimpíadas Acadêmicas conquistaram medalhas em diferentes competições de Matemática: Canguru, UNICAMP e Paulista.
Apesar da mesma temática, as olimpíadas diferenciam-se muito entre si. Segundo o professor Rogério Chaparin, que orienta os alunos, a Canguru possui nível internacional e de menor complexidade; a da UNICAMP se aproxima mais dos vestibulares; e a Paulista se baseia em questões mais complexas.
O coordenador de Matemática Carlos de Oliveira e o prof. Rogério contaram que a demanda de alunos por olimpíadas alternativas vem crescendo. “Para que todos possam participar, muitos desejam participar de provas de caráter de raciocínio lógico e é isto que algumas olimpíadas propõem”, explicou Rogério.
Cristina Su Liu, medalhista de bronze na Olimpíada Paulista de Matemática, contou que decidiu participar por ser uma prova mais desafiadora. “Nela aprendemos diferentes formas de encarar um problema e discutimos os diferentes caminhos para se chegar a uma resposta, avaliando os prós e os contras”, explicou a aluna da 2.a série.
Já a aluna Bruna Queiroz, que conquistou medalha de prata na Olimpíada da UNICAMP, também da 2.a série, comparou o nível destas competições com o das questões dos vestibulares, destacando a maior dificuldade das olimpíadas. “Devido ao tempo de provas de outros concursos, eu não senti tanto cansaço nas longas provas dos vestibulares”, relatou.
Confira abaixo a lista de alunos medalhistas:
– Olimpíada Paulista de Matemática
Cristina Su Liu (Bronze)
Ricardo Honda (Bronze)
– UNICAMP
Bruna Queiroz (Prata)
Rafael Checchinato Morandini (Prata)
Pedro Triantafyllidis (Prata)
– Olimpíada Canguru de Matemática
Breno Seneor (Ouro)
Bruna Queiroz (Prata)
Cristina Su Liu (Prata)
Cristobal Sciutto (Prata)
Daniela Yumi (Bronze)
Enzo Bastos (Prata)
Giovana Armani (Ouro)
Henrique M. Paiva (Ouro)
Lucas Kyoshi (Bronze)
Lucas Tokio (Prata)
Luis Felipe Elias (Ouro)
Michel Bader (Bronze)
Pedro Triantafyllidis (Prata)
Ricardo T Honda (Ouro)
Tiago Krause (Prata)
Yasmin Haddad (Broze)