Buscando experiências concretas e bem sucedidas, a Gerente de Planejamento Estratégico, Helena de Salles Aguiar, viajou para San Diego, San Francisco, Boston e Nova York, nos EUA, para conhecer diferentes modelos de ensino.
As escolas visitadas se destacam devido ao ótimo resultado nas provas do SAT e em outras provas estaduais, que são os principais meios de entrada das universidades americanas.
Durante a viagem, Helena buscou “a fórmula secreta perfeita da educação”. Ao longo das doze instituições visitadas, ela identificou características semelhantes e recorrentes como a valorização do conteúdo, o bom comportamento dos alunos e ótimos professores.
Muitas das escolas visitadas adotam o método blended learning, baseando-se em um ensino com diversas atividades acontecendo ao mesmo tempo em uma mesma sala de aula, e também online. Além disso, a maioria das instituições são do tipo charters schools, que são basicamente escolas públicas, mas com administração interna independente e comunitária. Outro ponto observado foi a unanimidade da utilização de espaços de maker space, como o HUB do Band.
Helena comentou sobre a necessidade de se estar sempre aberto ao que acontece no mundo no âmbito educacional. “É uma excelente oportunidade para se ter inspiração, reconhecer o que já estamos fazendo e valorizar aquilo em que somos pioneiros”, explicou.