Tomando a linha de frente da formatura, os alunos do 9.o ano, participantes do curso BandForense, criaram uma cena de crime. Toda a narrativa, evidências, atuação e recepção da formatura foi integralmente preparada por eles. Ao longo do ano, o curso coordenado pelas professoras Maria Lucia Soares, Cristiana Mattos, Thaís Milani, Marta Rabello e o professor Tiago Eugênio, recria soluções de crimes com base em técnicas forenses inspiradas nos seriados de investigação criminal, mais conhecidos como CSI. Dessa forma, aprendem a identificar impressões digitais, tipos sanguíneos e pegadas dos suspeitos.
Os pais presentes, que prestigiavam a formatura, foram instigados a acharem o criminoso com base em uma rápida explicação de seus filhos – um fato inédito criado pelos estudantes. O aluno Danilo Zancanelli falou sobre o desafio de ter preparado o evento. “Tivemos que pensar numa maneira fácil, rápida e divertida de ensinar os pais um pouco do que aprendemos durante o curso”, relatou.
A professora de Física Marta Rabello, uma das orientadoras do curso, contou que os alunos se superaram, pois colocaram em prática e ainda puderam ensinar o que haviam aprendido. “Eles fizeram algo surpreendente”, comentou.
Notícias