Conhecendo mais sobre a diversidade musical, os alunos do Ensino Médio participaram de uma oficina de criação musical e também puderam assistir ao show do músico Tiganá Santana no Museu Afro Brasil. Localizado no Parque do Ibirapuera, ambas atividades foram patrocinadas pelo Colégio.
A oficina foi baseada em referências afro-brasileiras com Tiganá Santana, que se aprofundou em estudos das estruturas linguísticas dos idiomas Kikongo e Kimbundo, naturais do Congo e de Angola, países constitutivos das origens étnicas do Brasil. No encontro, os alunos, acompanhados da professora de Artes Claudia Ayoub, participaram de um debate sobre o tema, com apresentações musicais.
Claudia contou que achou a oficina “sensacional”, já que possibilitou uma possibilidade alternativa de aula. “A estrutura de aula é muito interessante. Primeiro, tivemos um debate sobre a influência da música afro na brasileira e, logo em seguida, pudemos fazer uma jam musical”, relatou.
No show também realizado pelo músico soteropolitano, em parceria com um cantor senegalês Maher Cissoko, pais, alunos e professores puderam comparecer. “É uma experiência diferente, importante e enriquecedora”, comentaram as professoras de Língua Espanhola Ana Beatriz Mesquita e Sílvia Mera. Já o aluno do 8.o ano Federico Benyunes contou que o show foi muito tocante e que o fez repensar sobre a história da população negra na história.
Ricardo Aguirre, coordenador do Departamento Cultural, comentou que o patrocínio do Band dos dois eventos é fruto do bom relacionamento do Colégio com o Museu Afro Brasil. “Sempre gostamos das exposições do Museu e, por isso foi um privilégio poder ter patrocinado um evento com uma artista desse porte”, comentou.