O Curso de Linguagem Arquitetônica do Band e o professor Ivan Stancati levaram os alunos, que prestarão vestibular para a carreira de Arquitetura e Urbanismo e Design, ao escritório do arquiteto Ricardo Julião, para vivenciar a arquitetura sob um novo olhar.
Durante a visita, o arquiteto Ricardo Julião enfatizou a necessidade de mais profissionais no papel da arquitetura, já que a arquitetura produz cultura a partir das obras edificadas e lugares urbanos criados.
Em resposta aos alunos sobre qual disciplina será a mais importante no curso de Arquitetura e Urbanismo, Ricardo Julião respondeu que “além da criatividade, a Geometria é a ferramenta mais importante para o arquiteto”. Além disso, Julião ainda comentou que Física e Matemática são conteúdos utilizados em outras áreas da arquitetura, como: mecânica dos solos, concreto armado, hidráulica e elétrica”.
Além da conversa com o renomado arquiteto, os alunos também puderam conferir projetos arquitetônicos. Entre eles, o projeto de ampliação do Centro de Exposições – Transamerica Expo Center. A obra possuía diversos desafios, como a diferença entre as alturas do pavilhão. Para resolvê-los, foi necessário uma cobertura de estrutura em curvas, que deram leveza, luminosidade e ventilação ao projeto. Esta estrutura possibilitou um pé direito alto, criando um espaço dinâmico e aconchegante, que integra os edifícios, em um ambiente de interação, conforto e beleza.
Já na revitalização da fachada comercial de arquitetura pós-moderna, uma nova adequação de uma estrutura em forma de brises metálicos foi proposta. “Esta reforma resolveu o problema da ventilação e iluminação, dando mais leveza e plasticidade para a fachada da edificação”, comentou Ivan.
Outro projeto que puderam conferir foi o de um hotel da organização Odebrecht, localizado em Campinas. Foram apresentadas as várias etapas de preparação como desde a foto aérea, a análise do terreno, os estudos de viabilidade, as tabela de áreas, implantação, anteprojeto até o projeto de prefeitura.
Os alunos tiraram suas dúvidas em relação aos recursos de conhecimento técnico em desenho, como o AutoCad, SketchUp Pro 2014 e programas de edição e modelagem 3D e 2D. Na visita, conheceram um pouco mais sobre o funcionamento e divisão de cargos de um escritório de arquitetura e também sobre o que é uma taxa de ocupação e o coeficiente de aproveitamento de uma edificação.
Para o professor de Linguagem Arquitetônica, é importante este novo olhar, fora da sala de aula, para a vivência dos alunos no escritório de Ricardo Julião. “A arquitetura deve contribuir para a elevação da qualidade de vida do maior número de pessoas, dando ordem ao caos urbano”, afirma Ivan.
Notícias