Há dois meses, o Band iniciou a coleta seletiva a partir da iniciativa do projeto Educação para a Sustentabilidade. Ao todo, mais de 200 lixeiras foram adquiridas e modificadas para duas cores: verde ou cinza. Após este período de instalação, 80% de todo o lixo pôde ser reciclado.
A meta dos coordenadores do curso, antes da instalação das lixeiras, era de 70% e ainda diziam ser muito otimistas. “Já esperávamos um resultado, mas não esse. O sentimento é de gratidão”, contou a professora de Química Rosiani Telles, uma das coordenadoras do EpS. “Esperávamos esse resultado a longo prazo e não em apenas dois meses”, completou Edson Grandisoli.
Em um mês, o Colégio descartou corretamente cerca de 1500kg de papeis e 391kg de plásticos, que foram destinados ao Instituto Muda, ONG parceira da escola. Além disso, apenas em setembro, graças à reciclagem do papel, o equivalente a 44 árvores. A expectativa é que, em um ano, sejam poupadas 525 delas.
Edson acredita que os resultados demonstram o desejo latente de mudanças na comunidade Band. “O resultado é fruto do trabalho de todos”, comentou. Os números foram apresentados para os alunos nas salas de aulas pelo grupo do Educação para a Sustentabilidade, que foram aplaudidos.