Digite o que deseja buscar no campo acima e clique na lupa para encontrar
12 resultados encontrados para "termo buscado”
18/10/2014

“Na Onda dos Fungos”

#geral

“Na Onda dos Fungos”

Publicado em 18/10/2014 19:01

Por Letícia Aya

Visando inicialmente a falta de espaço na sociedade atual e o esgotamento dos lixões, um dos grupos da Feira de Ciências deste ano abraçou o projeto que ao longo deste ano pesquisou a interferência das ondas magnéticas (ímãs) e sonoras (músicas) no crescimento dos fungos.

Frente a maquete que representa um lixão, os meninos explicam que a música do gênero clássico retarda o crescimento dos fungos, enquanto as do estilo heavy metal proporcionam sua aceleração. A ideia é tocar música nos lixões para diminuir com mais rapidez a quantidade de matéria orgânica. Porém com a decomposição acelerada do lixo, a quantidade de gás metano aumentaria e isso poderia causar uma explosão, ou seja, se tornaria nada viável.

Pensando nisso, o grupo criou um processo seguinte: a partir de um sensor, a música será desligada, o gás metano será sugado e, ao mesmo tempo, uma placa móvel, como se fosse um teto de ímã, aproximaria dos compostos orgânicos emitindo ondas eletromagnéticas fazendo com que os fungos parem de crescer, formando um ciclo equilibrado.

"Na onda dos fungos", projeto dos alunos do oitavo ano

“Na onda dos fungos”, projeto dos alunos do oitavo ano

Para provar que o ímã influencia no crescimento, eles fizeram um experimento com um saco plástico contendo um pedaço de pão e um ímã, e outro sem. Após um tempo, eles observaram que havia um baixo crescimento de fungos no pacote com o ímã. Os meninos também revelaram algo muito interessante, que em cima deste resultado poderia ser criado um novo modelo de embalagens para alimentos industrializados. Com a ação do ímã, a quantidade de conservantes ingerida poderia ser reduzida; porém está ideia fantástica, por enquanto, ainda não fora comprovada.

O projeto “Na Onda dos Fungos”, foi desenvolvido pelos alunos Eduardo Rino, Arthur Almeida, Gabriel Freudenthal, Mike Goto, Daniel Min, Fernando Picchi, todos do oitavo ano; com a orientação da professora Jessica Morais Dias.

Temas relacionados
Notícias

Mais sobre Band Ciências

#Feira de Ciências, #projetos, 29/10/2018

Feira de Ciências 2018

#Feira de Ciências, #Feira de Ciências; inscrição; ensino fundamental, 27/04/2018

Se inscreva para a Feira de Ciências!

#FEBRACE; helena frudit; daniela row; projeto; sustentabilidade, #Feira de Ciências, 05/04/2018

Band na FEBRACE: alunas criam projeto sustentável