Por Natalie Koutny
A concentração é um tema muito debatido hoje em dia, principalmente entre os educadores, uma vez que muitos alunos trocam a atenção na aula por jogos eletrônicos.
Com a intenção de melhorar a atenção dos estudantes em provas escolares e até mesmo em exames importantes como ENEM e FUVEST, o grupo “Neurociência aplicada à educação: proposta para aprimorar a concentração através das cores e da tecnologia” pesquisou sobre os fatores que podem contribuir para esse melhor desempenho, como, por exemplo, os jogos eletrônicos e as cores.
A pesquisadora Daphne Bavelier inspirou o grupo através de suas pesquisas sobre a melhoria da atenção relacionada ao uso de videogames. A partir disso, eles realizaram alguns experimentos com tecnologias e cores, entre eles análise das cores utilizadas nas provas do Ensino Médio do Colégio Bandeirantes (verde, amarelo e branco). Eles concluíram que, segundo a semiótica, o amarelo é a cor que melhor ajuda na concentração. O grupo pretende continuar o projeto para ver se é possível a troca das cores das provas.
Os resultados foram expostos na Feira de Ciências, além de jogos que aprimoram a concentração.