Por Leila Maciel e Beatriz Langella
Entre os diversos cartazes espalhados pelo colégio indicando as ideias dos projetos, um deles chama atenção: “Escassez de água na Cantareira? Nós temos a solução.”
Localizados na sala D4, os alunos do 9.o ano, Stéphanie Ribeiro, Bruno Coelho, Renata Rocha, Veronica Diaz e Victor Daoud, sob orientação da professora Malu, apresentam a sua proposta sustentável: a utilização de água cinza (de máquina de lavar, por exemplo) para regar plantas. Os estudantes contaram que quiseram escolher um tema atual para o projeto e por isso decidiram pela escassez de água. Para levar o projeto adiante, eles foram até o CIRRA (Centro Internacional de Referência em Reuso de Água) na USP e fizeram diversas pesquisas com diferentes tipos de planta e materiais para chegar ao resultado apresentado hoje. Utilizando garrafas PET, areia expandida e um pouco de gaze e uma pequena planta, eles fizeram um sistema, em pequena escala, de reutilização de água. Quem visita o projeto ganha uma amostra da montagem deles.
Outro grupo que se empenhou na economia de água foi o pessoal do RAC. A ideia deles se baseou na quantidade de água gasta enquanto esperamos o chuveiro esquentar. Para que o projeto fosse desenvolvido foi colocado um programador no chuveiro chamado arduíno que é conectado a um sensor de temperatura. O arduíno é programado para deixar a água cair apenas quando esta chegar a temperatura que a pessoa programou e enquanto ela ainda está fria é depositada em uma caixa acoplada ao chuveiro. Assim depois do banho a pessoa pode usar a água limpa que está na bacia para beber, lavar louça e até mandar de volta para a caixa d´água.