Um grupo de alunos, composto pelos alunos da 2.a série do Ensino Médio Cristóbal Sciutto, Fernando de Moraes, Gabriel Yshay, Guilherme Lacks, Isabela Baptista, Matheus Boger e Rafael Szair, participará da Feira de Ciências deste ano com um projeto de análise da eficácia dos games na sala de aula.
Para isso, o grupo criou uma proposta de jogo relacionado a Química. O projeto consiste em um jogo de RPG que instiga os alunos sobre conceitos básicos da disciplina. Eles acreditam que o conhecimento, quando aliado aos jogos, é “gravado mais facilmente e dificilmente esquecido”.
A professora Vanderiza Rodrigues, que orientou o grupo junto da monitora Lígia Bozzi, afirma ser muito importante que o desejo de mudar os métodos do ensino surja dos próprios alunos.
A impressora 3D auxiliou na produção dos personagens e ferramentas do jogo. Os estudantes dizem ter aprendido muito por meio de tutoriais e vídeos na internet. O aluno Matheus Boger acredita que os games são uma ótima forma para fixar alguns conhecimentos e afirma que muito do que aprendeu em Inglês, por exemplo, foi por meio de games.