Durante todo o mês de agosto e início de setembro, o Band recebeu cerca de 40 universidades internacionais. Entre estas, participaram a University of California Irvine, San Jose State University, Foothill College, University Southern of California, Widener University e Minnesota University. Além disso, também passaram pelo Band, três universidades da Ivy League: Harvard, Princeton e Yale. O objetivo destes encontros, que lotaram os espaços do Colégio, é informar os alunos sobre o processo de aplicação destas instituições.
O coordenador de Assuntos Internacionais, Olavo de Amorim, ressalta que esses eventos são muito importantes porque é praticamente impossível que os alunos possam visitar todas as universidades presencialmente para conhecê-las mais profundamente “É muito interessante este contato com os representantes das faculdades porque são eles que avaliarão as possíveis aplicações destes alunos. Por isso, é muito bom que se crie essa ponte”, comentou Olavo.
“O principal objetivo é mostrar para os alunos todas as possibilidades que eles têm no mundo e que estão preparados para todos os desafios”, contou a Gerente de Planejamento Estratégico Helena de Salles Aguiar. “Além disso, é muito importante esse contato porque as universidades escolhem o Band para recrutarem os futuros alunos”, acrescentou.
“O Colégio conseguir trazer todas as universidade em um só espaço facilita muito para os pais e alunos porque se fossemos fazer uma pesquisa individual demoraria muito tempo”, contou Denise Grun, mãe do aluno Pedro Grun. O estudante, da 1.a série do Ensino Médio, pretende cursar Engenharia no exterior.
Muitas outras instituições internacionais prestigiadas ainda passarão pelo Colégio ainda em 2014. No dia 22 de setembro, as Universidades de Iowa, Missouri e Colorado Boulder virão ao Band; no dia 24, será a vez da UCLA – Universidade da Califórnia em Los Angeles.
Já no 30 de setembro, marcarão presença a Universidade de Virginia, que é patrimônio histórico da Humanidade, fundada por Thomas Jefferson, e a Universidade da Carolina do Norte, em Chapel Hill, que é a primeira universidade pública dos EUA, estabelecida em 1795.