Alunos da 2.a série do Ensino Médio, acompanhados das professoras Regina Mara, de Geografia, e Sandra Braid, de Língua Inglesa, participaram do Harvard Model Congress Latin America, fórum que simula conferências internacionais. Este tipo de modelo de Harvard esteve pela primeira vez na América Latina e reuniu representantes do Brasil, México e Argentina.
Seis alunos, ligados ao projeto MONU-EM, participaram desta edição, que aconteceu no Centro Universitário Belas Artes. Diferente do curso extracurricular, os assuntos abordados durante o congresso foram sobre práticas parlamentares. “Foram tratados conteúdos muito diferentes como por exemplo a Reforma Previdenciária nos EUA, o contra-terrorismo e as políticas LGBTs”, explicou Regina Mara.
“O maior ganho em participar é aprender a enxergar o ponto de vista do outro e também defendê-lo. Uma vez que não escolhemos os países que representamos, podemos acabar tendo que defender uma posição da qual discordamos”, contou a aluna Isabela Baptista, que foi premiada por ser a Melhor Delegada.
Durante os quatro dias do evento, eles puderam participar tanto dos fóruns, em que defendiam as delegações, quanto de palestras. “Os alunos participaram de uma intensa imersão. Eles tiveram de realmente mergulhar nas informações”, contou a professora de Geografia. “O convívio com os alunos de Harvard foi muito interessante, eles serviram de inspiração”, acrescentou.