Após a criação de Comitê do HUB, grupo de professores e alunos que desenvolvem atividades para o espaço, alguns alunos dos 9.os e 8.os anos decidiram produzir uma aula sobre como utilizar a impressora 3D para os seus colegas mais novos. Foram no total três aulas com cerca de 40 alunos cada dos 6.os e 7.os anos.
“O objetivo do Comitê do HUB é escutar o que a comunidade Band está esperando desse ambiente e o que podemos fazer pra movimentá-lo”, explicou Tiago Eugênio, professor de Ciências.
Para poder apropriarem-se devidamente do espaço, os alunos foram apresentados a cultura “maker space” e montaram um quadro na metodologia de design thinking, ou seja, um quadro de post its para a organização de pensamento. Este quadro diagnosticou quais as iniciativas necessárias para utilizar o HUB, entre elas surgiu a ideia de montar uma oficina da Impressora 3D
A partir disso, os alunos do 9.o ano David Silva, Diego Zancanelli, João Pedro Nobre e Luiza Motta, do 8.o ano, pesquisaram, estudaram e se prepararam para produzirem as aulas. “Eles foram muito pró-ativos e autonômos; aprenderam sozinhos a usar o programa Thinker Cad (programa de design 3D) a ponto de ensinar para os outros alunos”, contou Tiago.
“Nunca tinha imaginado em ser professor, mas quando senti ali na pele achei bem legal”, comentou David Silva. “O legal de um aluno ensinando outro é que pude perceber como os professores ensinam e, assim, saber como eu gostaria que eles ensinassem”, completou.