O clássico Cinco mentes para o Futuro, do psicólogo Howard Gardner, que trata sobre as diferentes capacidades cognitivas almejadas em nosso tempo, tem inspirado a equipe de profissionais do Bandeirantes e serviu de base para a elaboração da atual proposta pedagógica.
A fim de refletir sobre o papel da escola no desenvolvimento de “mentes respeitosas e éticas”,o Bandeirantes decidiu chamar Telma Vinha, doutora em educação na área de psicologia e desenvolvimento humano na Unicamp, para realizar um trabalho com os docentes. Ela esteve no Bandeirantes no dia 30 de agosto para um encontro, dentre muitos, com professores e gestores.
A partir de situações de sala de aula colocadas pela equipe, a profissional conduziu a formação no sentido de evidenciar valores e compartilhar aprendizados. “Fico muito impressionada com o valor da educação no Bandeirantes. E também com coragem de estarem sempre se renovando. Essa é uma qualidade ímpar”, disse.
Telma Vinha esteve pela primeira vez no Colégio durante dois dias na semana de planejamento, em janeiro deste ano, para incentivar a reflexão sobre o que há por trás de questões ligadas a conflitos interpessoais que podem surgir no ambiente escolar – tais como bullying, indisciplina, preconceito, dentre outros. “A questão é a formação de valores e princípios. Isso se faz necessário se queremos desenvolver a autonomia dos estudantes”, explicou Vera Malato, orientadora educacional do Band.
Após esse papo inicial, a profissional ainda retornou em outras ocasiões, para trabalhar com grupos específicos. “As regras válidas na escola se apóiam em princípios que devem ser compartilhados. O Bandeirantes valoriza a autonomia de cada profissional. Mas a pergunta é: que valores e princípios nós compartilhamos dentro dessa autonomia de fazeres?”, detalhou Estela Zanini, coordenadora de CPG. Para que o trabalho ganhe ainda mais profundidade, a educadora da Unicamp estará presente em encontros com diferentes grupos durante o 2.o semestre.
O diretor-presidente Mauro de Salles Aguiar finalizou o encontro do dia 30 reafirmando a busca do Bandeirantes pela excelência. “Uma das qualidades do Colégio é de sempre buscar a excelência. Dessa maneira, é necessário mudar, mesmo já sendo muito bom no que se faz”.