Os módulos práticos do Projeto Biotecnologia são muito esperados por todos os alunos, afinal, junto com os professores e os pesquisadores do Laboratório Nacional de Células Tronco Embrionárias – SP (LaNCE) do Depto. Genética e Biologia Evolutiva da Universidade de São Paulo, chefiados pela Dra. Lygia da Veiga Pereira, é o momento de vivenciar a rotina de pesquisa e colocar em prática os conhecimentos aprendidos nos encontros anteriores.
A Extração de DNA de células vegetais, a manipulação do material genético extraído, o uso e a aplicação de enzimas de restrição, eletroforese em gel, transformação bacteriana e PCR são técnicas que fazem parte do cotidiano da pesquisa em Biotecnologia e que foram realizadas, pelos alunos, durante os módulos práticos.
As manchetes e notícias divulgadas que envolvem a Biotecnologia são sempre surpreendentes e, muitas vezes, não retratam a realidade da pesquisa. Vivenciar a rotina e parte do processo de desta permite a aproximação dos alunos com o trabalho real do pesquisador.
Por esse motivo, uma das saídas à USP é destinada à visita dos alunos a diferentes laboratórios do Instituto de Biociências, como aqueles que realizam as pesquisas nas áreas de cariótipo, células tronco, sequenciamento genético, bioinformática, biossintética e biologia molecular e clonagem de plantas.
Além disso, o Projeto Biotecnologia, em parceria com o LaNCE, oferece aos alunos que se destacam durante as atividades e prova de conhecimentos específicos, a oportunidade da realização de um estágio. Durante dois dias, os alunos selecionados acompanham o trabalho dos pesquisadores e a realização de todas as suas atividades.
“Fomos muito bem recebidos e bem atendidos pelos pesquisadores.
Realmente aprendi muita coisa, assuntos que nunca imaginei que fosse aprender tão cedo, nesses dois dias que frequentei o laboratório.
Parabéns a toda a equipe do Biotec pelo projeto e obrigado novamente por essa experiência única!”, relatou Daniel Seneor, que participou do Projeto Biotecnologia em 2013 e realizou o estágio em julho de 2014.
E assim, com a valorização da pesquisa, o contato entre os alunos e os pesquisadores e motivados pelo conhecimento, as próximas atividades estão voltadas para o preparo da Feira de Ciências e o Trabalho de Conclusão de Curso…. Ainda tem muita coisa para acontecer!!!!