Colocando em prática os assuntos estudados no curso extracurricular MONU-EM, os alunos da 1.a série do Ensino Médio participaram da 27.a conferência de simulação da ONU de toda a história do projeto. Nestes encontros, que acontecem no Band, cada dupla de alunos representa uma delegação como se estivessem em uma reunião da ONU, utilizando as teorias de oratória aprendidas ao longo do curso.
Além de temas já pautados nos encontros anteriores, pela primeira vez foi abordado a questão da escravidão moderna. Segundo a coordenadora do projeto, Prof.a Regina Mara, isto fez com que os alunos percebessem a dimensão do problema e como este está relacionado ao seu cotidiano.
“O MONU-EM me ajudou a escolher sobre a carreira a seguir. No início do ano eu já me interessava pela área de Política e Relações Exteriores, mas não sabia ao certo como era atuar nessa área; o curso fez com que eu entendesse melhor como funciona o mundo diplomático, fazendo com que eu me apaixonasse pela profissão”, comentou o aluno Leonardo Racy.
A conferência exige prontidão e autonomia na mediação das negociações durante a reunião. “O aluno é protagonista. O curso é muito importante porque na sala de aula não tem espaço, nem tempo para desenvolver certas habilidades do estudante, por isso o MONU-EM funciona como algo complementar à sala de aula”, explicou Regina Mara.