Com a aplicação do Scholastic Assessment Test (SAT) no dia 7 de junho, o último do ano acadêmico 2013-2014, o Bandeirantes completa 4 anos como centro de aplicação do exame. Ao longo desse período, o Colégio recebeu mais de 1800 candidatos de todo o país que prestaram tanto o SAT quanto o SAT Subject. Essas avaliações são requisitos do processo de aplicação à maioria das universidades americanas.
É com senso de responsabilidade no seu papel de prestador de serviços educacionais de qualidade que o Band comemora esse feito. Para isso, o Colégio se preparou por anos até que, em 2010, tivesse a aprovação do College Board para realizar a prova.
“É uma realização porque havia uma necessidade de internacionalização do Colégio sediar a aplicação do SAT concretizou esse cenário. A aplicação da prova fez com que o Band se tornasse um centro de exames internacionais, trazendo credibilidade e visibilidade também fora do Brasil”, comentou o Coordenador de Assuntos Internacionais Olavo de Amorim.
O SAT é aplicado seis vezes por ano pelos professores de Língua Inglesa em Outubro, Novembro, Dezembro, Janeiro, Maio e Junho. O exame compreende uma redação ou essay, além de 9 partes com as disciplinas de Matemática e Inglês, que consiste em Critical Reading & Writing. Já o SAT Subject implica em escolher matérias de 3 grupos específicos: Línguas, Humanidades e Ciências.
A inscrição para o SAT pode ser feita no site do College Board (www.collegeboard.org ) e encerra um mês antes da realização do exame, ou caso as vagas do centro de aplicação sejam preenchidas.
Mudanças anunciadas para 2016
O College Board anunciou em março passado mudanças no SAT a partir de março de 2016. As principais delas serão:
1. Os candidatos deverão mostrar evidência nas respostas;
2. O vocabulário cobrado será mais prático;
3. A seção de Matemática cobrirá menos tópicos;
4. Não será mais permitido usar calculadora em algumas partes da seção de Matemática;
5. Textos de documentos históricos e discursos como “I Have a Dream” de Martin Luther King serão usados;
6. Os candidatos não serão penalizados por respostas incorretas;
7. O candidato poderá decidir em fazer ou não o essay;
8. Os scores serão menores. Os atualmente 2400 pontos passarão para 1600.
Para quaisquer informações a respeito, entre em contato com o Coordenador de Assuntos Internacionais, Olavo de Amorim, pelo e-mail (olavo.amorim@colband.com.br)