Na última semana, a equipe do projeto Educação para a Sustentabilidade deu o ponta-pé inicial para tornarmos o Band um modelo de gestão de resíduos sólidos.
Após a palestra do representante da empresa Recicleiros, Erich Burger, parceiro do EpS no projeto sobre resíduos e reciclagem, alunos e professores criaram juntos um diagnóstico rápido sobre reciclagem e hábitos de descarte na escola.
Munidos das questões, os participantes de 2014 entrevistaram 83 alunos, em uma amostragem que considerou desde alunos do 6o ano do Fundamental até o 3o ano do Ensino Médio.
A boa notícia é que a atitude dos alunos do Band com relação à reciclagem é extremamente positiva. 95% consideram importante que a escola efetivamente recicle seus resíduos.
Para verificar se atitude gera comportamento, a segunda questão do diagnóstico investigou se o aluno descartava separadamente seus resíduos na escola. Cerca de 65% disseram que não.
A questão seguinte procurou identificar por quais motivos os alunos não descartavam seu lixo de forma adequada, uma vez que a atitude de todos é extremamente positiva.
Veja os resultados:
Preguiça e falta de estrutura adequada na escola (falta de lixeiras adequadas/não há como descartar) foram citados por quase 70% dos entrevistados como os principais motivos para não descartar separadamente seus resíduos.
O quadro tornou-se claro a partir desses resultados e sentimos que o projeto EpS está caminhando na direção certa. A melhor distribuição e aumento no número de lixeiras já estão sendo providenciados para facilitar o descarte correto.
Além disso, o projeto já está criando campanhas de comunicação para incentivar o descarte e a reciclagem no Band.
Contamos com o apoio de toda a comunidade para que o projeto realmente ganhe vida na escola e que repercuta na casa de cada aluno, professor e funcionário.
Chega de preguiça, né?