Os coordenadores Cristiana Mattos (Ciências), Marly Machado (Laboratório de Física), José Ricardo de Almeida (Química), Márcia Abdo (Geografia) e o professor Waldir Hernandes (Biologia) participaram do Congresso NSTA (National Science Teachers Association), que, este ano, ocorreu em Boston, Estados Unidos. Para os professores, O NSTA, que é anual, serve de inspiração para a criação de novos projetos além do aperfeiçoamento da visão e da prática no ensino de Ciências.
O principal foco dos professores na escolha das palestras foi participar daquelas com assuntos relacionados ao tema da Feira de Ciências deste ano que é “Ciência e Empreendorismo”. Além disso, participaram de palestras da área de Engenharia porque o foco é próximo da questão do empreendorismo.
A viagem, proporcionada pelo Band, contou também com uma visita ao consultor do Colégio Leo Burd, pesquisador do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts). Na sede do Media Lab, os professores puderam visitar diversos projetos que tem como base o conceito de ‘Maker Space’ (Espaço de Criação). “É um lugar que fervilha a troca de cultura, que é a ideia central do conceito de ‘Maker Space’”, comentou a coordenadora Cristiana.
“Foi uma viagem estratégica devido ao grupo de coordenadores e professores que participou. Além da mudança cultural por conta da vivência, é possível ter uma noção do que envolve esta visão de espaços inovadores e também desta proposta do aluno praticar as tão faladas habilidades do século XXI”, explica.