Alunos da 3.a série participaram do MasterClass 2013, em parceria com a USP, o Instituto de Física Teórica (IFT) e a Organização Européia para a Pesquisa Nuclear (CERN), em uma atividade relacionada à Física Contemporânea e de Partículas. A atividade tem como principal objetivo introduzir alunos do Ensino Médio a esta vertente da Física que não é tão explorada nos estudos escolares convencionais.
Os alunos foram preparados em aulas especiais para que pudessem interpretar os dados apresentados pelo CERN (responsável pelo maior acelerador de partículas existente) na visita ao IFT. Nesta avaliação, eles analisam as informações profissionalmente, com a mesma rigidez que um físico estuda as milhares de partículas existentes no Universo.
“A oportunidade de vivenciar o dia-a-dia de um pesquisador de partículas elementares é de extrema relevância e muito divertido“, cometa o aluno Guilherme Tavares. “Analisar os dados recolhidos do acelerador de partículas do CERN como um verdadeiro cientista e conversar por videoconferência com estudiosos do assunto foram as experiências mais marcantes para mim”, completa.
“Percebemos que a adesão tem aumentado muito apesar de esta ser uma parte da Física não muito divulgada. Por isso, estamos pensando em fazer uma edição no Colégio este ano para que todos os alunos possam participar.”, explica Alexandre Magno, professor de Física.