Giancarlo Ferrigno, formado em 2013, obteve um sucesso marcante em sua fase de vestibular, alcançando o 1.o, 7.o e 10.o lugares nas provas da Poli, da UFSCar e do ITA, respectivamente.
Os cursos escolhidos pelo aluno além de figurarem entre os mais concorridos das respectivas instituições, também exigem do candidato um preparo mais aprofundado principalmente na área de Exatas e Biológicas. O vestibular da FUVEST, utilizado pela Poli, contou em 2014 com 13.500 inscritos nas carreiras de Engenharia. Já no processo seletivo da UFSCar, incluso no Enem, apesar de possuir um número menor de candidatos em relação à Fuvest (6.903), tem uma relação candidato/vaga bastante expressiva, contando com mais de 170 concorrentes por uma única vaga no curso de Medicina.
O vestibular do ITA, onde o aluno cursará Engenharia Eletrônica nos próximos anos, conta com a maior relação candidato/vaga, chegando a impressionantes 844 concorrentes. Além disso, as provas do processo seletivo da instituição são conhecidas por exigirem um maior preparo do aluno, principalmente, nas disciplinas de Matemática e Física.
“Foi fundamental para a minha preparação, sem dúvida alguma, conhecer o estilo de cada prova”, comenta Gian. Além da preparação específica de sua área, o aluno ressalta a necessidade de prática da redação: “É necessário prestar atenção à redação, e o Laboratório [de Redação] pode ajudar muito nisso; sempre tentei experimentar muito, tentar descobrir argumentos mais “filosóficos” para os diversos temas, porque isso faz uma grande diferença na hora da correção”, explicou.