Dando continuidade a mais uma etapa do projeto Conectando Jovens Estudantes de Português no Mundo, parceria do Colégio Bandeirantes com o Departamento de Português da Universidade de Macau, na China, os alunos dos 8os anos responderam a cartas escritas por adolescentes de duas escolas de Macau.
De acordo com a coordenadora de Português do Band, Susana Vaz Húngaro, trata-se de uma excelente oportunidade para os alunos brasileiros travarem contato com o português usado em outra parte do mundo, por pessoas com uma cultura bastante diferente da nossa. “Apesar da distância e das diferenças, temos uma língua a nos unir”, completou.
Durante as aulas, os estudantes brasileiros puderam refletir a respeito da importância do português no mundo e de descobrir onde se fala nossa língua. “Poucos tinham a noção de que somos cerca de 240 milhões de falantes do português e de que em todos os continentes há comunidades que usam o mesmo idioma que nós”, ressaltou a professora Simone Christine Pedro. Também foi uma surpresa para muitos descobrir que o estudo do português ganha destaque no mundo, especialmente por causa do crescimento econômico do Brasil.
Os alunos do Bandeirantes entusiasmaram-se com a possiblidade de trocar correspondência com jovens que vivem do outro lado do mundo. “É incrível saber que, um minuto antes de eu receber a carta, eu nem sabia que seu autor existia. De repente, eu descobri seus pensamentos e conheci um pouco de sua forma de viver.”, destacou a aluna Beatriz Veynoglou Kosmiskas, da 8A.
“Foi emocionante ver o empenho com que todos produziram as cartas e curioso como alguns deles já fizeram contatos com seus correspondentes pelas redes socias”, relatou a professora Lenira Buscato.
Agora, todos os alunos estão ansiosos pela chegada das respostas.
Clique aqui para acessar galeria de fotos: