Ano após ano, uma leva de alunos recém chegados ao Band tem um fevereiro de muitas descobertas e novidades. Aos poucos, vão se localizando dentro do prédio e conhecendo a imensa gama de cursos extracurriculares que o Colégio oferece. Foi pensando justamente em agilizar este processo e rechear ele de interação que nasceu o “Bandies”. O projeto foi criado, juntamente com um aplicativo, pelos alunos do programa Open City ainda no ano passado. Durante o curso, os estudantes são estimulados a criar um projeto coletivo de impacto na comunidade.
Para o “Bandies”, cerca de 100 alunos da 2.a e 3.a séries do Ensino Médio foram capacitados pelos estudantes do Open City para receber os novatos. Considerando afinidades assinaladas em um formulário, duplas ou trios compostos por alunos antigos e novos foram formados.
No primeiro dia de aula deste ano, os veteranos foram em busca de encontrar os novatos. Utilizando crachás de identificação, colocaram em prática todo o aprendizado que adquiriram na capacitação: apresentaram as instalações da escola, os restaurantes ao seu redor, as oportunidades de cursos extracurriculares, os horários em que os treinos esportivos acontecem, entre outros aspectos.
“Trocar de escola foi a minha primeira mudança grande na vida. Eu conhecia algumas pessoas e elas fizeram tudo ser mais fácil, me falando sobre a escola, sobre os professores, lugares para comer, etc. Assim, eu consegui me ajustar muito melhor a nova situação. Falando com meus amigos, percebi que passaram por alguma situação parecida com a minha”, conta a aluna Roberta Berardo, que fez parte do Open City, sobre o nascimento da ideia. “Ter alguém em uma escola nova que você sabe que pode contar é algo que todos deveriam ter”, completa.
Nas próximas semanas, veteranos e novatos têm a liberdade de agendar encontros conforme a sua disponibilidade para apresentação de todas as possibilidades que o Band oferece.
http://m.app.vc/guia_do_aluno_band
Confira o depoimento de mãe e aluna nova sobre os Bandies clicando aqui.