Possibilitando a eternização de imagens visualizadas no aparelho, há 4 anos o Band adota o uso de microscópios com câmera nos laboratórios de Biologia. A necessidade dos alunos de gravar trechos do que presenciavam em sala de aula, unida à facilidade de exposição de forma coletiva do que era visto nos microscópios, justificam o investimento realizado e que até hoje dá resultados positivos no aprendizado.
Os aparelhos são dotados de alta sensibilidade de cores, controle de brilho e contraste e ajuste de dioptria, para que os alunos com miopia, astigmatismo ou hipermetropia possam enxergar os microorganismos observados sem o uso de óculos ou lentes de contato.
“A própria apostila do laboratório já acompanha exercícios em que o alunos deve esboçar aquilo o que vê no microscópio”, explica Bernardo Borrone, Técnico do Laboratório de Biologia.
Além de poder importar as imagens para o computador e assim enviá-las para consultas em casa, os alunos podem pedir ao professor para que a imagem visualizada em seu microscópio seja compartilhada com a sala, como acontece quando são encontrados organismos raros ou incomuns. “A imagem da câmera no microscópio pode facilmente ser transferida para a tela, o que permite a visualização coletiva do material analisado”, pontua Bernardo.
“Quando surgiu a necessidade de adquirirmos os microscópios com câmera, foi feita uma pesquisa no mercado para compreendermos quais modelos seriam de maior custo-benefício.
Temos os microscópios há mais de 4 anos e até hoje não precisamos fazer nenhum tipo de manutenção ou reposição de peças”, comentou.