Todos os professores retiraram esta semana tablets cedidos pelo Colégio para uso em sala de aula. O processo, que há dois anos já vinha sendo planejado em um grupo de discussão formado por professores, visa a introdução do uso dos tablets no Colégio e a exploração educativa dessa ferramenta.
“Desde o surgimento dos primeiros tablets o Colégio já vem estudando a possibilidade de sua introdução em sala de aula”, explica Emerson Bento Pereira, Superintendente de Tecnologia Educacional. “Para a introdução efetiva deles, vínhamos trabalhando uma série de melhorias no Colégio que auxiliassem esse processo, como a instalação de uma rede wi-fi profissional e o desenvolvimento de atividades com o uso de apps”, completa.
Além disso, foram realizados laboratórios de experimentação, com o uso da tecnologia em exercícios e provas, que demonstrou que a plataforma não só trabalha de maneira estável e segura durante o procedimento, como também proporcionou resultados positivos sob olhar dos professores. “Essas experiências serviram para confirmar a eficiência e potencial dessa ferramenta na sala de aula, e para dar ao professor a segurança que ele precisa para utilizá-la”, comenta Sílvia Vampré, Coordenadora de Tecnologia Educacional.
Essa mudança não é abrupta; também vem ocorrendo no cotidiano dos professores. Uma pesquisa feita dentro do Band concluiu que não só mais de 60% dos professores já possuíam tablets próprios como também nenhum professor se opunha ao uso dessa tecnologia por parte dos alunos em sala de aula. “Para mim, será ótimo poder usar o tablet para uma maior mobilidade do que exponho para os alunos nas aulas”, comenta Juvenal Schalch, Coordenador de Biologia.