Rompendo com a tradição de concluir o curso com a produção de uma revista, o grupo de alunos deste ano do Idade Mídia inovou ao ter, como produto final, um documentário. A presença audiovisual no curso, que vinha tomando força em suas últimas edições provocou uma reestruturação no curso para que as aulas
fossem mais voltadas para a imagem e as fases de produção de um filme.
“O Idade Mídia sempre
foi um curso muito vivo, dinâmico, cada ano é de um jeito. Isso vem muito dos alunos, dos interesses que eles vão demonstrando ao longo do ano”, explica o professor Alexandre Sayad. “São eles que decidem praticamente tudo: a ideia do documentário, a pauta, as abordagens, tudo foi decidido em sala de aula de forma bastante democrática”, completa.
O documentário “Retalhos” trabalha com uma visão diferenciada sobre o espaço urbano, tomando como ponto de partida os relatos de diversos grupos responsáveis pelo seu dinamismo e vivacidade (grafiteiros, artistas, participantes de trabalho voluntário, esportistas, etc).
“Fazer parte da equipe de produção de um filme expandiu meus horizontes mentalmente, e fisicamente também. Acabei visitando lugares de São Paulo que nunca imaginei que existiam, conhecendo pessoas extraordinárias com diferentes pontos de vista, e o mais marcante de tudo isso foi documentar todas essas experiências através de uma câmera, para que a cidade de São Paulo fosse reproduzida para o mundo inteiro. Fazer esse documentário com certeza me assegurou de que quero fazer cinema, e pretendo levar a experiência do Idade Mídia para todos os meus futuros projetos”, comenta a aluna Juliana Cezar Mileo.
“O que
me marcou mais no curso foi a união de todos ao realizarmos o projeto final. Mesmo separados em grupos, nós ainda tínhamos uma conexão muito forte, por isso disse, no dia, que éramos uma família. Isso me influenciou bastante no sentido profissional, uma vez que eu descobri o que eu realmente gosto, que são as artes. Então eu fui me descobrindo e descobrindo São Paulo foi uma experiência fantástica”, explica Gabriel Marques, aluno do Idade Mídia e integrante do Ismart.
“Foi admirável a maneira como os alunos definiram os seus objetivos e enfrentaram as dificuldades e desafios”, comentou a professora Marina Consolmagno. “A turma de 2013 marcou a história do Idade Mídia pela coragem de inovar”, pontuou.
Não deixe de conferir “Retalhos”, disponível na íntegra na plataforma Vimeo, acessando o link https://vimeo.com/81590677.