O Bandeirantes é um premiado oculto junto com o Catraca Livre. Foi com essas palavras que o jornalista Gilberto Dimenstein dividiu com o diretor-presidente do Bandeirantes, Mauro de Salles Aguiar, a nomeação do site Catraca Livre como um dos 10 mais importantes projetos sociais do mundo (selecionado numa lista prévia de 100), segundo o fundo inglês Nominet Trust. Quem divulgou a novidade foi o jornal britânico Financial Times, que é membro do Nominet Trust.
O “Catraca” (catracalivre.com.br), como é conhecido, é um site que reúne milhares de atividades culturais gratuitas ou com baixo custo em mais de dez cidades do Brasil – é justamente o uso inovador da tecnologia com esse grau de impacto que chamou a atenção do Nominet Trust , segundo o FT.
“O Bandeirantes sempre apoiou os projetos que têm potencial transformador. Foi assim com o Aprendiz e é agora com o Catraca Livre; ambos se desenvolvem no conceito de comunidade educativa”, acredita Dimenstein.
O site entrou no ar em 2006 a partir das experiências educativas da ONG Cidade Escola Aprendiz, que por sua vez deu seus primeiros passos dentro do ambiente do Colégio, ainda em 1998. Naquele ano, um grupo composto por estudantes e professores do Band e outros de escolas públicas parceiras formavam uma das primeiras redações online do Brasil.
O Catraca Livre é hoje parceiro do Bandeirantes no Open City, programa em que alunos desenvolvem soluções inovadoras para a comunidade, com apoio do MIT (Massachusetts Institute of Technology) e da Universidade de Harvard.
“O Bandeirantes se orgulha de fazer parte dessa história de sucesso e parabeniza o Catraca Livre por essa incrível e merecida conquista”, retribuiu o diretor-presidente do Bandeirantes, Mauro de Salles Aguiar.
Notícias