A partir de 12 de novembro, obras do acervo do Museu de Arte Brasileira da FAAP poderão ser apreciadas na exposição “Flávio de Carvalho na Coleção MAB-FAAP”.
Com curadoria de José Luis Hernández Alfonso, a mostra reúne 103 obras, sendo 32 originais, entre pinturas, aquarelas e nanquins. Além disso, o público poderá conferir uma maquete da Fazenda Capuava, em Valinhos, local onde Flávio de Carvalho morava e que foi projetada por ele, e reproduções de máscaras criadas para o espetáculo teatral “O Bailado do Deus Morto”.
Flávio de Carvalho (Barra Mansa, RJ 1899 / Valinhos, SP 1973) Composição paisagem interna, 1955 Óleo sobre tela 54 x 65 cm
Estarão expostas também fotografias que retratam o artista, seus parceiros e intelectuais da época, e seus projetos arquitetônicos, além de uma reprodução de parte do traje desenhado por Flávio de Carvalho e denominado “New Look”, que chocou a população na época em que foi criado.
Formado em engenharia civil pela Durham University, Flávio de Carvalho executou projetos audaciosos e inovadores para a época. Como artista plástico, suas obras mostram uma tendência expressionista, revelada principalmente em seu tema favorito, o retrato.
Suas criações revelam um período de buscas, experiências, exercícios e consolidação das artes e cultura brasileiras no século XX, e que ainda hoje inspiram as novas gerações de artistas.
O MAB-FAAP é a instituição cultural que concentra a maior coleção de obras de autoria de Flávio de Carvalho.
Horário: De terça a sexta-feira, das 10h às 20h Aos sábados, domingos e feriados, das 13h às 17h (Fechado às segundas-feiras, inclusive quando feriado)
Local:MAB-FAAP
Endereço:Rua Alagoas, 903 – Higienópolis
Informações: (11) 3662-7198
Visitas Educativas: (11) 3662-7200
Entrada Gratuita