O 4o. bimestre foi extremamente produtivo para os alunos e as professoras do Projeto Biotecnologia!!!
Começando o bimestre com o Trabalho de Conclusão de Curso, os alunos apresentaram diversos protótipos com base na Engenharia Genética para solucionar problemas que afetam toda sociedade.
Aliando as técnicas da Biotecnologia com conceitos de empreendedorismo, biossegurança e ética, os trabalhos discutiram aspectos sociais, ambientais e econômicos para tratar de questões como obesidade, fenilcetonúria, dengue, tratamento quimioterápico e poluição marítima por petróleo.
Nesse ano, além da avaliação das professoras Ana Cristina, Marina e Mariana, a apresentação dos TCCs contou com a participação do biólogo e integrante do IGEM USP Brazilian Team, Pedro Medeiros que redigiu um post no blog do grupo relatando a experiência no Band.
Você pode acessar o post no site: http://scienceblogs.com.br/synbiobrasil/2013/11/uma-experiencia-de-biologia-sintetica-no-ensino-medio-paulistano/
“Fiquei positivamente surpreso com os trabalhos e percebi uma reflexão bastante interessante com relação às questões não apenas técnicas da biotecnologia, mas também com os aspectos éticos, morais e ambientais.”, disse Pedro em seu agradecimento ao grupo do Projeto.
Logo depois, os alunos já estavam envolvidos nas atividades da Feira de Ciências em que, por meio da dramatização de situações polêmicas que rodeiam as áreas de Biotecnologia, foram propostas ao público reflexões sobre bioética e a tomada de decisões.
Com o título: “Até que ponto você iria…”, a sala ficou lotada nos horários de apresentação e os debates, conduzidos pelos alunos e com o apoio do médico e advogado Diógenes Batista da Silva, realmente envolveram a plateia que expôs suas ideias e opiniões.
Ainda nesse bimestre os alunos participaram da avaliação do curso que lhes dá a possibilidade de fazer um estágio no laboratório da consultora científica do Projeto, Dra. Lygia da Veiga Pereira que encerrou as atividades do ano com uma palestra e o lançamento de seu livro: “Células tronco: promessas e realidades”.
Até 2014!!!