Como parte de um projeto de troca de correspondência entre falantes de português, os alunos dos 8os. anos escreveram cartas para jovens de Macau, na China, e receberão cartas postadas por eles.
A atividade faz parte de estudo desenvolvido pelo professor Roberval Teixeira e Silva, da Universidade de Macau, e envolve escolas em que se ensina o português, seja como língua materna, seja com segunda língua. Graças a contato feito pelas professoras Karla Somogyi e Lia Ceron, durante seminário mundial sobre os estudos de língua portuguesa, a parceria com o Bandeirantes foi firmada
A troca de correspondências tem diferentes objetivos — desde explorar com os alunos as peculiaridades do gênero carta, até estimular a reflexão sobre a língua portuguesa no mundo atual, passando pelo contato com outros adolescentes que vivem em realidades bastante distintas e pela análise de como se expressam em português.
“As discussões em sala de aula a respeito da língua portuguesa no mundo atual foram muito ricas e os alunos se empenharam bastante na produção de suas cartas”, afirmou a professora Simone Pedro.
A professora Lenira Buscato disse que algumas das aulas foram gravadas e que o material, a ser enviado a Macau, será objeto de estudo por parte de especialistas da área de língua portuguesa.