Com mais de 300 alunos envolvidos no desenvolvimento dos projetos, 50 professores participando como mentores e avaliadores e mais de 1000 visitantes, que contabilizaram 6000 votos na avaliação, a Feira de Ciências do Band 2013 foi mais que um sucesso.
Projetos interessantes e criativos, dentro do tema de Inovações Tecnológicas, permitiram que os alunos expusessem com orgulho os projetos em que trabalharam duro o ano todo. A criatividade dos alunos superou as expectativas por irem muito além do solicitado, surpreendendo em qualidade, seriedade e comprometimento ao receber o público.
Além disso, os avaliadores parceiros, os professores orientadores e a organização como um todo merecem destaque pelo cuidado com cada detalhe do evento, o que colaborou para o grande sucesso da feira e de seus momentos inesquecíveis. “A Feira de Ciências é um projeto de grande porte que envolve várias áreas do conhecimento”, explica Marly Machado Campos, que ao lado dos professores Cristiana Mattos e Ricardo Almeida coordenou a Feira. “Além desses alunos tivemos três grupos de outros projetos: Sustentabilidade, Mecatrônica e Idade Mídia, atuando na feira com propostas relativas aos projetos que participam”, completou.
A Escola Politécnica da USP auxiliou vários grupos com seus projetos, principalmente nas etapas experimentais. “O próprio tema da Feira de Ciências deste ano (Inovações Tecnológicas e suas Aplicações) foi motivado por uma conversa entre os coordenadores da Feira e o professor Fernando Landgraf – professor da POLI e atual diretor-presidente do Instituto de Pesquisas Tecnológicas”, lembra o Prof. Almeida.
Houve, em alguns grupos, comunicação com fontes internacionais, como foi o caso do professor Tarig Hassan da Tuskegee University, do Estados Unidos, e com o MIT. Em âmbito nacional, também constaram como colaboradores em alguns projetos a Comgás, a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP e o Instituto de Energia e Ambiente. Por fim, mas não menos importante, a maior novidade deste ano da Feira foi a votação por Ipad, o que possibilitou a tabulação dos dados instantaneamente. Dessa forma, foi possível preparar, pela primeira vez, a cerimônia de premiação no mesmo dia, ao final da Feira. “Foi bárbaro, pois pudemos comemorar junto com todos os alunos e suas famílias!”, comentou a Prof.a Cristiana Assumpção. O Analista de Sistemas do Colégio, Fábio Gondo, foi o responsável por preparar a ferramenta que tornou esta novidade possível na Feira este ano.
Para descobrir um pouco mais sobre a premiação, não deixe de conferir a matéria, elaborada por alunos do Idade Mídia, sobre os vencedores e seus projetos. Não perca também a oportunidade de checar as fotos do professor Waldir Hernandes, que além de orientar 2 grupos na Feira aproveitou para fazer o registro de alguns trabalhos utilizando-se do aplicativo Instagram.
Para isso, o professor pediu a cada grupo que elegesse um aspecto do trabalho que considerassem mais importante, sendo este fotografado e postado no aplicativo. “As imagens das áreas relacionadas às Ciências não precisam limitar-se a descrição de fenômenos ou de estruturas.
As imagens podem ter um caráter mais questionador ou interpretativo, sugerindo diferentes pontos de vista. Dessa forma, elas podem atuar como agentes de reflexão e mudança”, explicou.
Para conferir a galeria de imagens, clique aqui.