No mês de setembro, a Coordenadora de Tecnologia Educacional Cristiana Mattos foi a Salvador, Bahia, para representar o Band e a BandTec no 19.o Congresso Internacional da ABED (Associação Brasileira de Educação à Distância), a fim de fazer o lançamento do primeiro relatório em português do Horizon Report. Em 11 anos, o documento, referência no uso das tecnologias aplicadas à educação, nunca havia sido publicado em português.
“No ano passado foi feito um relatório brasileiro, mas o relatório internacional oficial mesmo nunca havia sido traduzido para a nossa língua”, explica Cristiana. A iniciativa para a tradução foi introduzida e patrocinada pelo Band em companhia da BandTec, ao entrarem em contato com a organização responsável pelo Horizon Report, a New Media Consortium, comunidade internacional de especialistas em tecnologia educacional. “Traduzir o relatório para o português estende o alcance do documento para os países falantes da língua, além de dar uma maior visibilidade para a projeto”, comentou. O CEO do New Media Consortium, Larry Johnson, manteve o contato com o Band durante todo o processo. O Colégio também foi alvo de muita atenção no evento da ABED, o que atraiu profissionais das mais diversas áreas a se interessar por conhecer um pouco mais do Band e suas metodologias de ensino.
Para a realização de um lançamento que desse destaque para a inovação do relatório em português, a ABED cedeu um espaço para a apresentação do documento e seus principais objetivos durante a abertura do Congresso, na sessão plenária, com um público de mais de duas mil pessoas.
O CIAED, ocasião proposta para o lançamento, reúne anualmente uma vasta gama de políticos, profissionais educacionais, representantes de universidades e envolvidos no ramo da educação à distância. “Foi interessante perceber a participação em peso do MEC este ano, o que é bastante valoroso para o ideal do CIAED de dar mais credibilidade ao ensino à distância”, nota a coordenadora.
Foi realizado também um workshop com profissionais educacionais, onde eram incentivados a visualizar alguns gráficos e interagir com eles, de forma a proporcionar o diálogo e debate enquanto a atividade se desenrolava. Mais tarde, em grupos, a proposta era que cada grupo elaborasse um plano de ação para implementar alguma mudança benéfica no quesito de tecnologia educacional em suas escolas. “A ideia era que cada participante saísse do nosso workshop motivado a mudar algo em sua instituição”, explicou Cristiana.
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