No sábado, dia 31 de agosto, os alunos do 9.o ano do Ensino Fundamental vieram ao colégio para celebrar a poesia, em um evento de conclusão do trabalho feito em sala de aula, nas aulas de Língua Portuguesa.
“É o terceiro ano que realizamos o Sarau”, explica a professora Cândida Beatriz Vilares, que auxiliou os alunos na montagem e realização do evento ao lado da professora Simone Christine Pedro; “Trata-se de um evento que finaliza um processo de trabalho com poesia que eles fazem no 2.o bimestre”, completa.
Durante as aulas foram trabalhados diversos aspectos da poesia, desde a análise de poemas famosos e de suas estruturas, bem como técnicas para a produção de poemas próprios. Dentre as atividades realizadas durante o 2.o bimestre, durante o Projeto Poesia, constam a leitura e análise de textos de diversos poetas, a confecção de coletânea de poemas, um encontro com o poeta Eucanaã Ferraz e a produção de um trabalho multimídia com a ajuda da equipe do laboratório multidisciplinar.
O sarau é o ponto máximo do evento. “É quando os alunos podem se soltar, deixar um pouco de lado a timidez e descobrir que por meio da poesia eles podem se expressar de um jeito novo e totalmente diferente”, comentou Cândida.
Vestidos a caráter, um grupo de alunos surpreendeu seus colegas com uma representação teatral do coro grego, homenageando o poeta e escritor Vinícius de Moraes, auxiliados pela professora Simone. “Foi um momento planejado para ser um pouco mais dramático; dessa forma, foram escolhidos para serem declamados poemas como “A Rosa de Hiroshima” e “A Bomba Atômica”, explicou a professora.
Além disso, esse ano o sarau contou com participações especiais de alunos que se interessaram em mostrar um pouco de seu talento musical, o que garantiu ao evento um caráter multicultural. Ultrapassando o limite de série, o aluno Lucas Martho Marcon, do 2.o ano do Ensino Médio, participou do evento tocando e mostrando um pouco de sua produção musical. “Tivemos mais de 80 textos selecionados pra exposição nos biombos da sala dos professores”, comentou Simone; “A produção foi excelente este ano, conseguimos encher quatro biombos para exposição e ainda teremos que fazer um rodízio para que caibam todos os textos!”, contou.