Reconhecendo a importância da relação harmoniosa entre saúde e educação na vida do adolescente, a Dra. Beatriz Aguiar do Departamento Médico e Ambulatório e a Orientadora Educacional Rita Vázquez, compareceram este ano o 10.o Congresso Mundial do IAAH (International Association for Adolescent Health), em Istanbul, na Turquia. “Já é o terceiro congresso do gênero que participamos, mas o primeiro de caráter internacional”, conta Rita.
O IAAH é uma organização multidisciplinar, não-governamental, com um amplo foco na saúde dos jovens. Criada em 1987, está comprometida com os princípios da Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos da Criança, com o objetivo de se tornar uma organização que incentiva e promove as ações e debates em torno do tema da saúde na juventude de hoje nos mais diversos âmbitos profissionais.
“Éramos as duas únicas profissionais representando uma escola”, ressalta Rita. “Sempre notamos nesse tipo de evento que o Band é pioneiro no Brasil no quesito de intersecção entre escola e saúde”. O trabalho do orientador educacional foi ainda ressaltado como um essencial aliado dos profissionais da saúde na manutenção do bem estar do adolescente; essa importância garantiu ao Colégio uma grande visibilidade dentre os profissionais presentes e possibilitou diálogos interessantes entre as diferentes áreas.
Leva destaque também uma tendência notada durante todo o Congresso, como explica a Dra. Beatriz: “Percebemos que falando do jovem e do período da adolescência muitas vezes só são ressaltados os problemas, os pontos negativos. Fala-se pouco do potencial do adolescente, das coisas boas que ele pode produzir e compartilhar, de todos os benefícios que essa época da vida pode trazer”.
Nessa questão, o Band trabalha intensamente com seus alunos por meio dos projetos extracurriculares e atividades fora da sala de aula, a fim de criar no jovem a disposição para aprimorar habilidades e redescobrir a si mesmo nessa fase importante da formação e de mudanças físicas.
As profissionais se dizem bastante satisfeitas com o resultado da experiência no Congresso e planejam continuar a participação nos próximos anos. “Além dos debates e palestras em si, é uma ótima oportunidade pra conhecer um pouco mais sobre as diferentes culturas, fazer contatos e trazer uma bagagem enorme para casa!”, concluiu Rita.