Antônio Ermirio de Moraes: memórias de um diário confidencial
Editora: José Pastore
ISBN 978-85-422-0014-0
Antônio Ermírio de Moraes é um dos maiores e mais importantes empreendedores do Brasil. À frente do Grupo Votorantim, acompanhou de perto grandes acontecimentos da história do país e foi sempre admirado por administrar suas empresas com seriedade, ética e humildade, além de manter um permanente envolvimento com relevantes projetos sociais, em especial nas áreas da saúde e da educação.
José Pastore aborda aqui a vida desse grande brasileiro: a infância em São Paulo, a faculdade nos Estados Unidos, a vida em família, a rotina pesada de um workaholic, seu envolvimento no mundo da política e sua entrada na vida artística, que acabaria mudando completamente seu jeito de ser.
A clínica gestáltica com adolescentes
Caminhos clínicos e institucionais
Organizadora Rosana Zanella
Editora: Summus
ISBN 978-85-323-0894-8
A prática clínica da Gestalt-terapia cresce a olhos vistos, e cada vez mais são necessárias leituras e produções que auxiliem o leitor – seja ele profissional ou estudante de psicologia – a compreender melhor o universo do adolescente. Neste livro, autores engajados e atuantes relatam suas experiências no campo educacional, institucional e na clínica, tecendo reflexões e trazendo novas possibilidades de intervenção. Entre os temas abordados na obra estão transtorno de conduta, conflitos com a lei, bullying, orientação profissional e o papel da família durante o tratamento.
Atlas do Censo Demográfico 2010
Editora: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE
ISBN 978-85-240-4281-2
Com este Atlas, o IBGE apresenta as diferentes facetas da configuração do território nacional e as múltiplas dimensões que compõem a dinâmica e o perfil da evolução de sua população, ampliando, dessa forma, a possibilidade de análise dos contrastes demográficos e das desigualdades sociais e regionais enfocadas nos volumes de resultados do Censo Demográfico 2010 já divulgados.
Circuitos cruzados = Circuits croisés = Crossed circuits
O Centre Pompidou encontra o MAM = Le Centre Pompidou rencontre le MAM = Centre Pompidou meets MAM
Editora: Museu de Arte Moderna de São Paulo – MAM
ISBN 978-85-86871-63-4
Exposição Circuitos cruzados realizada de 23 de janeiro até 31 de março de 2013 é o resultado da parceria do MAM com o Musée National d’Art Moderne de Paris, Centre Pompidou, e apresentou quarenta obras inspiradoras de ambas as coleções.
Razão e ambiente = Reason and environmet
19.04 – 26.06.2011
Editora: Museu de Arte Moderna de São Paulo – MAM
ISBN 978-5-86871-52-8
“O Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM-SP) conhece as demandas da sociedade neste início de século XXI e, como parte da sua trajetória com grande capital inovador, se destaca entre tantas instituições ao propor reflexões sobre arquitetura e sustentabilidade.
Nesse sentido, a exposição Razão e ambiente, cuja base é o pensamento de Lucio Costa, Lina bo Bardi e Sergio Bernardes, intensifica o debate entre ecologia e arquitetura ao apresentar projetos de 25 arquitetos brasileiros desenvolvidos contemporaneamente em diversas regiões. Com esta mostra, o MAM-SP espera inspirar soluções originais para problemas urbanísticos atuais e contribuir para uma sociedade mais sustentável”.
Milú Villela
Alex Vallauri: São Paulo e Nova York como suporte = Alex Vallauri: São Paulo and New York City as support
16 abr. a 23 jun. 2013
Editora: Museu de Arte Moderna de São Paulo – MAM
ISBN 978-85-86871-64-1
Mostra retrospectiva de Alex Vallauri, pioneiro da arte de rua no Brasil. Para o artista a obra de arte só poderia ser realmente entendida se o autor se preocupasse também com os anseios e as aspirações das pessoas. Por isso substituiu as técnicas gráficas tradicionais por grandes matrizes que estampava à surdina nos muros e paredes da cidade.
Um outro lugar
de 14.07 a 11.09.2011
Editora: Museu de Arte Moderna de São Paulo – MAM
ISBN 978-85-86871-53-5
A exposição Um outro lugar traz uma seleção de obras selecionadas na década de 2000 por uma geração de artistas que emergiu à luz de mudanças ocorridas na passagem do século XX para o XXI. A mostra apresenta um novo ponto de vista sobre o presente, diverso daquele gerado na modernidade, do ideal utópico de progresso, que guiava a vida dos homens rumo ao futuro.
Adriana Varejão : histórias às margens [at the margins]
Editora: Museu de Arte Moderna de São Paulo – MAM
ISBN 978-85-86871-62-7
Adriana Varejão é uma das mais importantes artistas de nosso tempo e seus trabalhos resgatam e cruzam diferentes histórias, tecendo múltiplas narrativas e referências. A mostra antológica da artista no Museu de Arte Moderna reuniu 40 obras criadas a partir dos anos 1990.