Máquinas que aprendem, robôs que interagem com humanos e energia solar eficiente. Estas são algumas das novidades científicas que o MIT aponta que irão virar realidade a partir de 2013.
01 – Upgrade de memória. Um chip conectado ao cérebro já faz ratos e macacos recuperarem a capacidade de formar memória a longo prazo.
02 – DNA pré-natal. Você interromperia uma gravidez ao descobrir uma doença grave no feto? Agora os limites da genética em fetos são mais polêmicos do que tecnológicos.
03 – Energia solar. Novas técnicas para captar a luz do sol deverão produzir eletricidade com mais eficiência.
04 – Ligação direta. Usando corrente direta para transmitir energia e eletricidade poderá ser levada mais longe com menos perdas.
05 – Impressão 3D em larga escala. A versão doméstica da nova tecnologia recebe muita atenção, mas sua vertente industrial, a fabricação aditiva, é que pode ser bem-sucedida comercialmente.
06 – Robô inteligente. Inovações por trás de novos robôs facilitam interação e mostram como é difícil se dar bem com as pessoas.
07 – Mídia social temporária. Conversas em redes sociais em aspecto privado.
08 – Smart watches. Relógio Peble conecta-se ao celular e cria uma nova categoria de produtos.
09 – Deep learnign. Com poder de processamento em massa. Aos poucos as máquinas começam a aprender a pensar.
10 – Big data + celulares. Dados sobre localização obtidos por torres de celulares podem ajudar a combater epidemias.
Leia mais na Revista Galileu.
Fonte: DÓRIA, Tiago; TECHNOLOGY Review. Implante cerebral + 9 tecnologias que deixarão de ser ficção científica. Galileu, São Paulo, n.264, jun. 2013, p. 44-53.