As atividades do projeto interdisciplinar BandForense ganharam nova dimensão. Os 23 alunos participantes da versão 2013 do projeto contam agora com a assessoria do perito criminal Júlio de Carvalho Ponce do Núcleo de Toxicologia Forense do Instituto de Criminalística-IC-SP, que orientou e discutiu com eles a abordagem inicial da cena do crime e a revelação de digitais escondidas, usando processos químicos avançados tais como cianoacrilato e ninhidrina.
Foram duas participações diretas do perito apresentando dados e situações reais, trazendo bastante adrenalina ao projeto. Ao longo do ano, o Julio fará mais quatro intervenções. Este ano já foram estudados os tópicos: registro da cena do crime, coleta e preservação de evidências, análise de vidro, digitais, tipagem sanguínea e padrões de espalhamento de gotas de sangue. Tudo isso imerso em muita discussão científica baseada em fundamentos teóricos sólidos.
Mas o que torna o projeto sensacional é a animação dos alunos participantes nos momentos de prática, toda baseada em kits importados. Esse envolvimento já foi recompensado, pois, após a primeira avaliação parcial dos participantes, todos atingiram muito bem os objetivos propostos e foram promovidos de investigadores “trainees” para investigadores juniores. Até o final do ano eles resolverão vários outros crimes adquirindo novas competências científicas, evoluindo sempre!
Notícias